Processos de ensino e aprendizagem de Matemática em um formato híbrido na educação superior

Autores

  • Evandro Antonio Bertoluci CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Faculdade de Tecnologia de Jahu
  • Aguinaldo Robinson de Souza Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Química http://orcid.org/0000-0003-2373-267X

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO04

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação em que buscamos identificar e analisar as contribuições de práticas pedagógicas virtuais e presenciais desenvolvidas por professores mediadores de Matemática de um curso superior de tecnologia da área de Gestão Empresarial, oferecido na modalidade de educação a distância, para a construção de conhecimentos matemáticos pelos alunos. A investigação realizada se enquadrou na vertente qualitativa de pesquisa; buscamos identificar e analisar os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, ocorridos no âmbito do curso, em uma turma de um polo de apoio presencial. No referencial teórico consideramos os seguintes tópicos: aspectos da aprendizagem matemática à distância; os ambientes virtuais de aprendizagem; as abordagens pedagógicas adotadas em processos formativos; a formatação de cursos em ambientes virtuais; os processos de mediação pedagógica em novos paradigmas; a questão da evasão; os problemas relacionados à gestão, controle e avaliação de cursos a distância e a formação de comunidades de aprendizagem em cursos híbridos. Os resultados indicaram: as contribuições das práticas pedagógicas específicas dos professores mediadores de Matemática do curso para a construção de conhecimentos matemáticos; os diferentes conhecimentos matemáticos construídos pelos alunos, considerando a abordagem pedagógica adotada e as características das tecnologias utilizadas; os fatores que influenciaram a evasão dos alunos ao longo do semestre. Os resultados demonstraram, também: que é de fundamental importância que os professores mediadores tenham formação específica na área ou em áreas afins das disciplinas em que atuam; que os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na modalidade de educação a distância podem ser bem-sucedidos se forem adotadas propostas híbridas de educação, com a integração de abordagens e tecnologias presenciais e online, selecionadas de forma minuciosa de tal forma que se complementem.

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Biografia do Autor

Evandro Antonio Bertoluci, CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Faculdade de Tecnologia de Jahu

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Especialização em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015), Mestrado em Educação (Metodologia de Ensino) pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2003), Doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2007) e Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática - UNESP-Bauru. Atualmente é professor na Faculdade de Tecnologia de Jahu - FATEC JAHU, nas Faculdades Integradas de Jaú - SP e na Secretaria de Estado da Educação - SP. Tem experiência em ensino e pesquisa nas seguintes áreas: processos de ensino-aprendizagem de matemática/geometria/estatística, softwares de geometria dinâmica, formação inicial e continuada de professores (matemática), metodologia de pesquisa em educação, matemática financeira, pesquisa operacional, softwares de simulação, novas tecnologias aplicadas à educação e educação a distância.

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Química

Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1984), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1987), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1993) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em San Diego, UCSD (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional, software educativo, modelos moleculares, teoria do funcional da densidade e computação em GRID.Título e Resumo

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Bertoluci, E. A., & de Souza, A. R. (2018). Processos de ensino e aprendizagem de Matemática em um formato híbrido na educação superior. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 494–525. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO04