Ferramenta virtual como método complementar no ensino da anatomia na espécie felina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2596-2868.2020.18013

Palavras-chave:

Anatomia veterinária. Espécie felina. Mesa anatômica virtual 3D.

Resumo

A fim de verificar o impacto positivo da ferramenta virtual como método complementar no ensino de anatomia, conforme abordado em diversas pesquisas recentes, o presente trabalho realizou um estudo primário sobre imagens anatômicas topográficas virtuais 3D nos sistemas digestório, urinário, respiratório e cardiovascular na espécie felina. Os docentes e discentes participaram do presente estudo, tendo sido treinados e capacitados para utilização do software (5.02) da Mesa Anatômica Virtual 3D (Anatomage). No sistema digestório foram identificados: esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; no entanto, no software não foi possível detalhar a cavidade oral. Em relação ao sistema urinário, as estruturas como rins, ureteres, vesícula urinária e uretra foram identificadas. Com referência ao sistema respiratório, os pulmões, laringe e a traqueia foram estruturas evidenciadas. Contudo, os brônquios, porção nasal da laringe e cavidade nasal não puderam ser exploradas, carecendo de detalhamento do software. Por fim, no sistema cardiovascular, as estruturas do coração foram identificadas e dissecadas, apesar de a vascularização não ter sido visualizada. Após analisar os sistemas, observar cada órgão espacialmente e identificar as estruturas, a dissecção virtual foi empregada para investigação anatômica mais detalhada. Durante o processo foram produzidas imagens anatômicas em diversos planos (rostral, ventral, lateral e sagital). Os recursos presentes no software certificaram que a mesa anatômica virtual 3D é uma ferramenta facilitadora, interativa e dinâmica. Posterior à capacitação da equipe, os sistemas estudados na espécie felina foram explorados, identificados e dissecados de forma clara e simples. Uma atualização da variabilidade das espécies animais no software beneficiará o ensino aprendizagem da anatomia veterinária. A mesa anatômica virtual 3D apresenta um potencial que contribuirá de forma positiva na metodologia ativa de forma a complementar o ensino tradicional no estudo da anatomia.

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Biografia do Autor

Dala Kezen Vieira Hardman Leite, Universidade Iguaçu (UNIG)

Professora Doutora do Departamento de Medicina Veterinária

Nathália Ferreira Corrêa, Universidade Iguaçu (UNIG)

Graduanda de Medicina Veterinária

Thais Cristina Belondre Andrade, Universidade Iguaçu (UNIG)

Graduanda de Medicina Veterinária

Milene Couras da Cruz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Instrutora técnica da Mesa Anatômica Virtual 3D (Anatomage)

Rômulo Ferreira de Assumção, Universidade Iguaçu (UNIG)

Professor Mestre do Departamento de Medicina Veterinária

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Publicado

10-09-2020

Como Citar

1.
Leite DKVH, Corrêa NF, Andrade TCB, da Cruz MC, de Assumção RF. Ferramenta virtual como método complementar no ensino da anatomia na espécie felina. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 10º de setembro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];18:1-9. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/26091

Edição

Seção

Artigo

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