Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Trabalhos contendo resultados de estudos com humanos e/ou animais devem obrigatoriamente incluir o número de parecer de aprovação por comitê de ética institucional.
  • Quando necessário, inteligências artificiais devem ser utilizadas como ferramenta de auxílio para correções gramaticais e/ou elaboração e gerenciamento de referências. IA generativa e tecnologias assistidas por IA devem ser utilizadas apenas no processo de escrita para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho. Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA, e uma declaração constará no trabalho publicado. Os autores são, em última instância, responsáveis pelo conteúdo do trabalho.

Diretrizes para Autores

 

Revista Acadêmica Ciência Animal é uma revista científica com acesso aberto e sem taxas de submissão ou publicação.

Artigos serão considerados adequados para publicação quando atenderem a critérios de relevância, originalidade, qualidade metodológica e rigor científico. A pesquisa deve ser relevante para a área de conhecimento e seguir as normas de formatação estabelecidas pelo periódico.

Todos os artigos devem ser originais e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. São aceitos manuscritos que foram depositados em repositórios de preprints (arXivbioRxivEmeRISciELO, etc.) ou institucionais desde que informado no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar no momento da submissão. Recomenda-se o compartilhamento de dados, métodos, instrumentos e demais materiais adicionais, preferencialmente disponibilizados em repositórios online abertos (FigshareMandeley DataOSFSciELO DataZenodo).

O periódico está alinhado com as normas de qualificação de manuscritos estabelecidas pela OMS e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Trabalhos contendo resultados de estudos com humanos e/ou animais a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território brasileiro, obedece aos critérios estabelecidos na Lei nº. 11.794, de 8 de outubro de 2008 devem obrigatoriamente incluir o número de parecer de aprovação por comitê de ética institucional. Do mesmo modo, qualquer conflito de interesse deve ser informado em documento suplementar e anexado no momento da submisssão do artigo. Conflitos de interesse podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos, podendo ser de natureza pessoal, política, acadêmica, comercial ou financeira. Para mais informações sobre princípios éticos, direito à privacidade, política de correções e retratações, acessar: Procedimentos éticos.

O periódico Revista Acadêmica Ciência Animal não aceita o uso de chatbots e afins. Quando necessário, inteligências artificiais devem ser utilizadas como ferramenta de auxílio para correções gramaticais e/ou elaboração e gerenciamento de referências. IA generativa e tecnologias assistidas por IA devem ser utilizadas apenas no processo de escrita para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho, uma vez que os resultados da IA podem estar incorretos, incompletos ou tendenciosos. Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA, e uma declaração constará no trabalho publicado. Declarar o uso dessas tecnologias promove a transparência e a confiança, e os autores são, em última instância, responsáveis pelo conteúdo do trabalho.  

O processo de avaliação leva em torno 4 a 6 meses. Uma vez aprovado para publicação, o manuscrito deverá estar obrigatoriamente acompanhado de declaração de tradução do abstract ou do texto todo no caso de artigos submetidos em inglês. Os custos da tradução são de responsabilidade dos autores e a declaração deve ser indexada no momento da submissão ou enviada ao e-mail revistaacademica@pucpr.br.

Todos os trabalhos publicados na Revista Acadêmica Ciência Animal recebem um Digital Object Identifier (DOI).


Tipos de trabalhos aceitos

Artigo: Oriundo de resultado de pesquisa contendo novas descobertas significativas, o material apresentado deve ser original e conter: Título (pt/en); Resumo/Abstract; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências.

Comunicação curta: Relatos contendo dados inéditos e relevantes como resultados preliminares de uma pesquisa original. A estrutura deverá conter Título (pt/en); Resumo/Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Referências. O texto deve ser elaborado entre 5 e 7 páginas e conter até três ilustrações.

Nota técnica: Informação sobre determinado procedimento de importância, técnica ou método desenvolvido. A estrutura deverá conter Título (pt/en); Resumo/Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências. O texto não deve exceder 8 páginas e pode conter até três ilustrações.

Relato de caso: Diagnósticos raros, tratamento pioneiro ou resultado inusitado. A estrutura deverá conter Título (pt/en); Resumo/ Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Relato do caso, incluindo resultados, discussão e conclusão; Referências. O texto deve ser elaborado entre 5 e 7 páginas e conter até três ilustrações. 

Resenha de livro: Análise crítica de produções literárias/científicas que estejam dentro do escopo da revista. Texto livre, entre 5.000 e 25.000 caracteres. 

Revisão: A estrutura deverá conter: Título (pt/en); Resumo/Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Desenvolvimento do assunto (em tópicos ou não); Conclusão; Referências. Até 10.000 palavras, excluindo-se título, resumo/abstract e referências. Artigos de revisão serão aceitos apenas a convite da Comissão Editorial, destacando-se a relevância do tema e mérito científico dos autores.


Preparação dos manuscritos

Os trabalhos devem ser submetidos somente online, na área de submissão, em português ou inglês.

Devem ser digitados no Microsoft Word, formato A4, fonte Arial, tamanho 12 pt, margens 2,5 cm, justificado, espaçamento entre linhas 1,5, com numeração de páginas e linhas, incluindo as referências.

Nome, e-mail e vínculo institucional de cada autor devem ser registrados no momento da submissão e não constarem no arquivo Word. Sugerimos que todos os autores estejam registrados no ORCID e que o ID de cada um seja informado na hora da submissão.

Corpo do texto

Título em português e inglês: Deve ser suficientemente específico e descritivo e mencionar a espécie animal.

Resumo e abstract: Entre 150 e 350 palavras, deverão incluir, sequencialmente e em parágrafo único, objetivos, material e método, resultados, conclusão e palavras-chave/keywords. O número de descritores (palavras-chave/keywords) é de no mínimo três e no máximo cinco, separados por ponto.

Introdução: Descrição concisa do estado da arte em relação ao tema pesquisado, abordando-se a revisão bibliográfica pertinente. Ao final da Introdução, inserir os objetivos do estudo.

Material e métodos: Devem ser incluídas, de forma resumida e objetiva, informações que possibilitem outros pesquisadores repetirem o estudo. Referenciar as técnicas padronizadas, os procedimentos metodológicos e materiais utilizados. Ao final de “Material e Métodos”, inserir o item “Análise estatística” isolado, com o intento de vislumbrar a metodologia estatística empregada para se chegar aos resultados.

Resultados: Devem oferecer uma descrição sintética das novas descobertas. Neste item serão inseridas as tabelas, gráficos e similares, sem interpretações e comparações.

Discussão: Interpretar e comparar os resultados, relacionando-os aos conhecimentos existentes (uso de publicação de outros pesquisadores) e salientando, principalmente, achados inéditos da pesquisa e a causa/consequência de tal descoberta. O item Discussão pode ser apresentado junto com Resultados.

Conclusão: É a síntese conclusiva, embasada nos resultados e na discussão, na qual expressa-se a relação intrínseca entre o título e os objetivos. Não há citação bibliográfica.

Agradecimentos: Se necessários, devem ser sucintos e mencionados antes das referências bibliográficas. Deve ser feita a identificação completa da agência de fomento. 

Contribuição dos autores: A contribuição de todos os autores deve ser informada, conforme Taxonomia CRediT, sendo os critérios mínimos de autoria: a. Participar ativamente da discussão; b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

Referências: O periódico adota as normas da National Library of Medicine. Somente aquelas citadas no texto devem ser referenciadas. As mesmas devem ser organizadas em ordem alfabética (considerando o sobrenome dos autores) e não numeradas. Evitar referências de internet, livros, teses e dissertações. No corpo do texto devem ser citadas conforme exemplos abaixo:

Um autor
a) De acordo com Jordan (1985), a ciclagem do...
b) A ciclagem do... (Jordan, 1985).

Dois autores
a) Segundo Magalhães e Blum (1999)...
b) Qualquer que seja o motivo que tenha provocado as diferenças... (Magalhães e Blum, 1999).

Três ou mais autores
a) Conforme Floss et al. (1999), os estudos...
b) Os estudos sobre... (Floss et al., 1999).

ARTIGOS EM REVISTA 

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação;volume(número):página inicial-final do artigo.

Até 6 autores
Bala AN, Garba AE,Yazah AJ. Bacterial and parasitic zoonoses encountered at slaughter in Maiduguri abattoir, north-eastern Nigeria. Vet World. 2011;4(10):437-43.

Mais de 6 autores
Peachey LE, Pinchbeck GL, Matthews JB, Burden FA, Lespine A, von Samson-Himmelstjerna G, et al. P-glycoproteins play a role in ivermectin resistance in cyathostomins. Int J Parasitol Drugs Drug Resist. 2017;7(3):388-98.

Artigos em formato eletrônico

Al-Balkhi K. Orthodontic treatment planning: do orthodontists treat to cephalometric norms. J Contemp Dent Pract. 2003 [cited 2003 Nov 4]. Available from: www.thejcdp.com

Obs.: Sugerimos o PubMed para verificação do título abreviado dos periódicos e da forma correta de referenciar um artigo.

LIVROS 

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (se for o caso). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. Páginas.

Livro 
Jordan CF. Nutrient cycling in tropical forest ecosystems. New York: John Wile; 1985. 190 p.

Capítulos de livros com autoria
Rose AH. Yeast, a microorganism for all species: a theoretical look at its mode of action. In: Lyons TP, editor. Biotechnology in the feed industry. Nicholasville: Alltech Technical Publications; 1997. p. 113-8.

Editor, compilador como Autor

Norman IJ, Redfern SJ, editors. Mental health care for elderly people. 2nd ed. New York: Churchill Livingstone; 1996. 584 p.


DISSERTAÇÕES E TESES

Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.

Socher LG. Dinâmica e biomassa aérea de um trecho de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no município de Araucária, Paraná [dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2004. 87 p.

ANAIS DE CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS E CONGÊNERES

Autor(es) do trabalho. Título do trabalho. Título do evento; data do evento; local do evento. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Duarte KF. Differentiation of Solid Renal Tumors with Multiparametric MR Imaging. 5th Germ Cell Tumour Conference; 2001 Sep 13-15; Leeds, UK. New York: Springer; 2008.

Moreira CA, Duarte IFG, Baum AP. Atividades antioxidantes das bactérias do ácido lático para melhorar a qualidade da salsicha fermentada. In: Silva JA, Ribeiro E, editores. Genetic programming. 6º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes; 3-5 abr 2002; São Pedro, SP. Rio de Janeiro: Objetiva; 2002. p. 150-81.

DOCUMENTOS LEGAIS

Brasil. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2 set 1990.

Social Security Administration (US). Evidentiary requirements for making findings about medical equivalence. Final rules. Fed Regist. 2006 Mar 1;71(40):10419-33.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.