Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Acadêmica Ciência Animal?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

Revista Acadêmica Ciência Animal é uma revista científica com acesso aberto e sem taxas de submissão ou publicação.

Todos os artigos devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados para avaliação simultânea por outros periódicos. Todos os Procedimentos éticos devem ser seguidos. 

O tempo estimado de avaliação é de 4 a 6 meses e o de publicação é de 7 a 15 dias. A taxa de artigos aprovados e rejeitados pode ser encontrada na seção estatísticas. Para mais informações sobre o processo de avaliação, acesse: Processo de Avaliação pelos Pares.

Uma vez aprovado para publicação, o manuscrito deverá estar obrigatoriamente acompanhado de declaração de tradução do abstract ou do texto todo no caso de artigos submetidos em inglês. Os custos da tradução são de responsabilidade dos autores e a declaração deve ser indexada no momento da submissão ou enviada ao e-mail revistaacademica@pucpr.br.

Sugestão de tradutores:
American Journal Experts
Editage
Elsevier



Tipos de trabalhos aceitos

Artigo: Oriundo de resultado de pesquisa contendo novas descobertas significativas, o material apresentado deve ser original e conter: Título (pt/en); Resumo/Abstract; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências.

Comunicação curta: Relatos contendo dados inéditos e relevantes como resultados preliminares de uma pesquisa original. A estrutura deverá conter Título (pt/en); Resumo/Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Referências. O texto deve ser elaborado entre 5 e 7 páginas e conter até três ilustrações.

Nota técnica: Informação sobre determinado procedimento de importância, técnica ou método desenvolvido. A estrutura deverá conter Título (pt/en); Resumo/Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências. O texto não deve exceder 8 páginas e pode conter até três ilustrações.

Relato de caso: Diagnósticos raros, tratamento pioneiro ou resultado inusitado. A estrutura deverá conter Título (pt/en); Resumo/ Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Relato do caso, incluindo resultados, discussão e conclusão; Referências. O texto deve ser elaborado entre 5 e 7 páginas e conter até três ilustrações. 

Revisão: Artigos de revisão não mais serão aceitos, exceto a convite da Comissão Editorial, destacando-se a relevância do tema e mérito científico dos autores. Esta norma entrará em vigor a partir de 01 de julho de 2020. A estrutura deverá conter: Título (pt/en); Resumo/Abstract com palavras-chave/keywords; Introdução; Desenvolvimento do assunto (em tópicos ou não);Conclusão; Referências. Até 10.000 palavras, excluindo-se título, resumo/abstract e referências.



Preparação dos manuscritos


Os trabalhos devem ser submetidos somente online, na área de submissão, em português ou inglês.

Devem ser digitados no Microsoft Word, formato A4, fonte Arial, tamanho 12 pt, margens 2,5 cm, justificado, espaçamento entre linhas 1,5, com numeração de páginas e linhas, incluindo as referências.

Nome, e-mail e vínculo institucional de cada autor devem ser registrados no momento da submissão e não constarem no arquivo Word. Sugerimos que todos os autores estejam registrados no ORCID e que o ID de cada um seja informado na hora da submissão.

 

Página de título


Título em português e inglês.
Não esquecer de mencionar a espécie animal trabalhada e evitar construções como "Efeito de", "Contribuição ao", "Influência de".

Resumo e abstract: entre 150 e 350 palavras, deverão incluir, sequencialmente e em parágrafo único, objetivos, material e método, resultados, conclusão e palavras-chave/keywords. O número de descritores (palavras-chave/keywords) é de no mínimo três e no máximo cinco, separados por ponto.


Corpo do texto


Introdução: descrição concisa do estado da arte em relação ao tema pesquisado, abordando-se a revisão bibliográfica pertinente. Ao final da Introdução, inserir os objetivos do estudo.

Material e métodos: devem ser incluídas, de forma resumida e objetiva, informações que possibilitem outros pesquisadores repetirem o estudo. Referenciar as técnicas padronizadas, os procedimentos metodológicos e materiais utilizados. Ao final de “Material e Métodos”, inserir o item “Análise estatística” isolado, com o intento de vislumbrar a metodologia estatística empregada para se chegar aos resultados.

Resultados: devem oferecer uma descrição sintética das novas descobertas. Neste item serão inseridas as tabelas, gráficos e similares, sem interpretações e comparações.

Discussão: interpretar e comparar os resultados, relacionando-os aos conhecimentos existentes (uso de publicação de outros pesquisadores) e salientando, principalmente, achados inéditos da pesquisa e a causa/consequência de tal descoberta. O item Discussão pode ser apresentado junto com Resultados.

Conclusão: é a síntese conclusiva, embasada nos resultados e na discussão, na qual expressa-se a relação intrínseca entre o título e os objetivos. Não há citação bibliográfica.

Agradecimentos: se necessários, devem ser sucintos e mencionados antes das referências bibliográficas. Deve ser feita a identificação completa da agência de fomento

Referências: no corpo do texto devem ser citadas conforme exemplos abaixo.


Um autor

a) De acordo com Jordan (1985), a ciclagem do...

b) A ciclagem do... (Jordan, 1985).

Dois autores

a) Segundo Magalhães e Blum (1999)...

b) Qualquer que seja o motivo que tenha provocado as diferenças... (Magalhães e Blum, 1999).

Três ou mais autores

a) Conforme Floss et al. (1999), os estudos...

b) Os estudos sobre... (Floss et al., 1999).

 

Na seção REFERÊNCIAS, inserir somente as utilizadas no texto, organizadas em ordem alfabética (considerando o sobrenome dos autores) e não numeradas. Evitar referências de internet, livros, teses e dissertações. 

 

ARTIGOS EM REVISTA 

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação;volume(número):página inicial-final do artigo.


Até 6 autores

Bala AN, Garba AE,Yazah AJ. Bacterial and parasitic zoonoses encountered at slaughter in Maiduguri abattoir, north-eastern Nigeria. Vet World. 2011;4(10):437-43.

Mais de 6 autores

Peachey LE, Pinchbeck GL, Matthews JB, Burden FA, Lespine A, von Samson-Himmelstjerna G, et al. P-glycoproteins play a role in ivermectin resistance in cyathostomins. Int J Parasitol Drugs Drug Resist. 2017;7(3):388-98.

Artigos em formato eletrônico

Al-Balkhi K. Orthodontic treatment planning: do orthodontists treat to cephalometric norms. J Contemp Dent Pract. 2003 [cited 2003 Nov 4]. Available from: www.thejcdp.com

Obs.: Sugerimos o PubMed para verificação do título abreviado dos periódicos e da forma correta de referenciar um artigo.

 

LIVROS 

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (se for o caso). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. Páginas.

 

Livro 

Jordan CF. Nutrient cycling in tropical forest ecosystems. New York: John Wile; 1985. 190 p.

Capítulos de livros com autoria

Rose AH. Yeast, a microorganism for all species: a theoretical look at its mode of action. In: Lyons TP, editor. Biotechnology in the feed industry. Nicholasville: Alltech Technical Publications; 1997. p. 113-8.

Editor, Compilador como Autor

Norman IJ, Redfern SJ, editors. Mental health care for elderly people. 2nd ed. New York: Churchill Livingstone; 1996. 584 p.



DISSERTAÇÕES E TESES

Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.

Socher LG. Dinâmica e biomassa aérea de um trecho de Floresta Ombrófila Mista Aluvial no município de Araucária, Paraná [dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2004. 87 p.


ANAIS DE CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS E CONGÊNERES

Autor(es) do trabalho. Título do trabalho. Título do evento; data do evento; local do evento. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Duarte KF. Differentiation of Solid Renal Tumors with Multiparametric MR Imaging. 5th Germ Cell Tumour Conference; 2001 Sep 13-15; Leeds, UK. New York: Springer; 2008.

Moreira CA, Duarte IFG, Baum AP. Atividades antioxidantes das bactérias do ácido lático para melhorar a qualidade da salsicha fermentada. In: Silva JA, Ribeiro E, editores. Genetic programming. 6º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes; 3-5 abr 2002; São Pedro, SP. Rio de Janeiro: Objetiva; 2002. p. 150-81.

 

DOCUMENTOS LEGAIS

Brasil. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2 set 1990.

Social Security Administration (US). Evidentiary requirements for making findings about medical equivalence. Final rules. Fed Regist. 2006 Mar 1;71(40):10419-33.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O manuscrito é inédito e não foi encaminhado para apreciação simultânea por outros periódicos.

  2. Os trabalhos podem ser submetidos em português ou inglês. Devem ser digitados no Microsoft Word, formato A4, fonte Arial tamanho 12 pt (em todo o manuscrito), margens 2,5 cm, justificado, espaçamento entre linhas 1,5, com numeração de páginas e linhas, incluindo as referências.

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, e URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. A criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território brasileiro, obedece aos critérios estabelecidos na Lei nº. 11.794, de 8 de outubro de 2008. Caso a pesquisa remeta à utilização de animais, será necessário mencionar o número do protocolo com a aprovação concedida pelo Comitê de Ética da Instituição em questão na seção "Material e método" e anexar, no momento da submissão, documento comprobatório na seção "documentos suplementares".

  5. O autor garante que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda declara que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do Grupo Marista e/ou que viole direitos de propriedade intelectual.

 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA PUCPRESS, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:

  • Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
  • Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA PUCPRESS, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
  • A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA PUCPRESS, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:

 

        - Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.

        - Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.

        - Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.

        - Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.

        - Traduzir para qualquer idioma.

        - Incluir em fonograma ou produção audiovisual.

        - Distribuir.

        - Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.

        - Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.

        - Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.

        - Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero.

        - Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.

        - Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

 

  1. Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à Revista Aacadêmica Ciência Animal, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
  2. Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
  3. A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
  4. Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
  5. O não aceite do artigo, pela EDITORA PUCPRESS, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

 

 

Obs: Não é necessário enviar a Declaração de Direito Autoral em arquivo separado, uma vez que, durante o processo de submissão, será solicitado ao autor que concorde com os termos acima citados antes do envio do manuscrito.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.