Proposta de utilização de metodologia didática alternativa para o estudo da anatomia veterinária
DOI:
https://doi.org/10.7213/2596-2868.2020.18010Palavras-chave:
Modelos anatômicos. Morfologia. Modelos didáticos. Metodologia ativa.Resumo
O objetivo desse trabalho foi propor uma metodologia para facilitar o aprendizado e diminuir o uso de cadáveres nos cursos de medicina veterinária por meio de métodos alternativos para desenvolvimento de modelos anatômicos. Para isso, foram utilizados diversos materiais como massa de biscuit, glicerina, tinta acrílica e cartolina. Empregou-se a técnica de glicerinação para conservar uma peça com estômago, baço, duodeno, pâncreas e omento, e outra com bexiga e próstata. Esta técnica é mais duradoura e não causa riscos à saúde, como ocorre com o uso do formol. Foi confeccionado, também, um modelo de bexiga com massa de biscuit, e tintas foram utilizadas para pintar os ossos do crânio de um cão. Em cartolinas foram desenhados esquemas do pulmão, coração e sistema urinário, o que facilita a visualização de estruturas difíceis de serem observadas através da dissecção. Todos esses modelos foram apresentados a 40 discentes que responderam a uma pesquisa de satisfação avaliando os novos métodos, com 100% de aceitação. Desta forma, conclui-se que a utilização de recursos didáticos alternativos contribui de maneira positiva no processo ensino-aprendizagem e nas questões morais envolvidas.