A dicotomia fato/valor e sua significação para as ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.060.AO05Palavras-chave:
Dicotomia fato/valor, Empirismo lógico, Educação científica, Putnam, QuineResumo
A dicotomia fato/valor nomeia o entendimento segundo o qual fatos e valores são de domínios diferentes que jamais se encontram. De acordo com Hilary Putnam, essa dicotomia — que tem raízes na filosofia do empirismo lógico — merece uma investigação aprofundada: por um lado, um escrutínio teórico mostra que ela é falsa e insustentável; por outro lado, no entanto, ela segue vigorando na vida prática como um forte obstáculo ao diálogo e ao pensamento crítico. À luz da argumentação de Putnam, este artigo oferece uma apresentação abrangente dessa dicotomia (seção 1) bem como dos argumentos que a levam ao colapso (seção 2). Em seguida (seção 3), a significação da imbricação fato-valor é explorada, em particular no que tange às ciências da natureza.
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