Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O autor garante que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda declara que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do Grupo Marista e/ou que viole direitos de propriedade intelectual.

Diretrizes para Autores

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

A Revista de Filosofia Aurora utiliza o programa de identificação de plágios SafeAssign

 

POLÍTICA EDITORIAL - CÓDIGO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS

A revista Aurora possui um código de ética de publicação que segue as normas de boas práticas da COPE (Committee on Publication Ethics):

a) Decisão de Publicação: a decisão pode apoiar-se na decisão dos outros editores e revisores nos processos double-revivew e blind-review;

b) Fair Play: o conteúdo científico/intelectual não realiza distinção de qualquer natureza dos autores ou seu posicionamento político; 

c) Confidencialidade: a revista não divulga quaisquer dados dos autores, preservando os registros dos mesmos, exceto quando autorizados pelo autor.

d) Conflitos de interesse: os editores, revisores e autores não devem realizar quaisquer pareceres quando do conflito de interesses com a Revista. Informações privilegiadas, falsas ou plágios não são admitidos pela Aurora, bem como práticas que violem os pressupostos anteriores ou a legislação cível/penal vigente no Brasil.   


NORMAS E INSTRUÇÕES

a) Os artigos, resenhas e entrevistas poderão ser escritos em inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português.

b) Todos os artigos, resenhas e entrevistas deverão ser inéditos e não devem ser submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos.

c) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

d) Todos os artigos serão submetidos à Comissão editorial da revista e ao processo peer review e blind-review.

e) Deverá constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, afiliação, telefone, e-mail, currículo e ORCID. 

f) Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão Editorial.

g) Autores/as devem possui titulação acadêmica em nível de Doutorado.

h) A Aurora não publica quaisquer manuscritos dos(as) mesmos(as) Autores(as) no interstício de 3 (três) anos; a publicação de Resenhas, Entrevistas, Ensaios e Traduções será avaliada pela Equipe Editorial; 

i) Serão publicados trabalhos assinados por até 2 Autores(as);

h) O não atendimento das Diretrizes Editorais implicará, automaticamente, a EXCLUSÃO do manuscrito no sistema. 

 

APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

a) Os trabalhos devem ser submetidos diretamente pelo sistema eletrônico da Revista. Dúvidas poderão ser enviadas para [email protected]

b) O texto deverá estar digitado em Word for Windows, no template de formatação disponível no site, ter entre 10 páginas e 15 páginas (ou máximo de 7000 palavras) para os artigos e cinco páginas para as resenhas e entrevistas, incluindo as referências. Os arquivos NÃO devem possuir qualquer identificação dos(as) Autores(as);

c) As ilustrações, (figuras, gráficos etc.) devem ser limitadas ao mínimo indispensável (observando que o título também deverá ser indicado no texto onde a ilustração será inserida), identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As imagens digitalizadas devem ser enviadas cada uma em arquivo separado, com extensão .jpg ou .tif e resolução mínima de 300 dpi.

d) Os quadros e tabelas devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviados separadamente do texto (observando que o título também deve ser indicado no texto onde o quadro/tabela será inserido), identificados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos.

e) No preparo do original, deve-se ser observada a seguinte estrutura:

 

CABEÇALHO

Título do artigo em português, subtítulo em letras minúsculas (exceção para nome próprio) e em inglês, francês ou espanhol. O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo. Nome do(s) autore(s), deve(m) estar abaixo do título e apresentar: Afiliação institucional/ vínculo, Cidade, Estado, País e e-mail.

 

RESUMO E ABSTRACT

O resumo é a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor, com uso de no mínimo 250 palavras (máximo 300 palavras). O correspondente abstract deve ser compatível com o texto do resumo. Palavras-chave no idioma original e suas correspondentes Keywords: São descritores, que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores é de no mínimo três e de no máximo cinco.

 

O CORPO DO TEXTO

Os textos aceitos pela Revista FILOSOFIA: Aurora se enquadram nas categorias de Artigos ou Resenhas. Os artigos podem ser relatos de pesquisa, estudos teóricos e revisões críticas da literatura, todos afeitos à área de filosofia. As resenhas são apreciações críticas de textos-base da área de filosofia. Sugere-se a análise dos textos já publicados pela AURORA.

Introdução: Deve apontar o propósito do estudo, de maneira concisa, e descrever quais os avanços que foram alcançados com a pesquisa. Relatos de pesquisa devem se utilizar da Introdução para apresentar a contextualização do problema por meio de revisão bibliográfica. A introdução não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão. Desenvolvimento: Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Relatos de pesquisa devem necessariamente apresentar o problema de pesquisa, a metodologia empregada e a discussão dos resultados. Estudos teóricos e revisões críticas da literatura devem utilizar a seção Desenvolvimento para as citações e análises do referencial teórico/bibliográfico. Considerações finais: Devem limitar-se ao propósito das análises realizadas, relacionando-as ao conhecimento já existente. Utilizar citações somente quando forem indispensáveis para embasar o estudo.

Agradecimentos: Quanto pertinentes, devem ser sintéticos e concisos.

Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. Trabalhos aceitos em fase de publicação devem ser citados acompanhados da expressão “in press”, dados não publicados devem vir acompanhados da expressão “unpublished observations”; neste caso, uma carta do autor deve ser fornecida. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências deve ser usada a norma da ABNT.

 

CITAÇÕES

As referências devem ser citadas no texto pelo sistema AUTOR (data) conforme a ABNT. Exemplo:

• Quando os autores fazem parte do texto: Segundo Freitas (2002); dois autores exemplo: De acordo com Junqueira e Souza (2002); mais de três autores, exemplo: Para Prado et al. (2002).

• Quando os autores não fazem parte do texto: Com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutemberg, a informação popularizou-se. (BUFREN, 1997).

• Citação de citação: Para Matos (1990, p. 12) apud Bill (1998, p. 52).

*Importante: Deve-se evitar ao máximo este último modelo de citação de citação.

As citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; As citações com mais de 3 linhas devem estar com recuo. 

 

NOTAS DE RODAPÉ

As notas de rodapé devem ser explicativas complementando o assunto tratado, são localizadas na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida no texto. Esta chamada numérica deve ser em algarismos arábicos.

 

REFERÊNCIAS

LIVRO DE UM SÓ AUTOR

SEARLE, J. Speech Acts: An Essay in the Philosophy of Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.

 

LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES

CÉSAR, C. M.; ALMEIDA, D. M.; DARTIGUES, A. Paul Ricoeur: ensaios. São Paulo: Paulus, 1998.

 

LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES

O’HEAR, A. et al. Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: EDUNESP, 1997.

 

CAPÍTULO DE LIVRO

RORTY, R. Solidariedade ou objetividade? In: RORTY, R. Objetivismo, relativismo e verdade: escritos filosóficos I. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. p. 37-54.

 

ARTIGOS DE REVISTA

BRANQUINHO, J. Indexical Sinn: Fregeanism versus Millianism. Revista de Filosofia Aurora, v. 26, n. 39, p. 465-486, jul./dez. 2014.

 

ARTIGOS DE INTERNET

SOUZA, C. E. B. Funcionalismo, evolução e relativismo no Übei Gewissheite de Wittgenstein. Abstracta: Linguagem, Mente, Ação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2011.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.