Sobre a Revista
Histórico
A Revista de Filosofia Aurora (Qualis A1) é uma publicação em formato contínuo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins. A Revista de Filosofia Aurora (Journal of Philosophy Aurora) publica artigos científicos, resenhas e entrevistas inéditas adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
As contribuições devem ser originais e inéditas, não tendo sido publicadas em outros locais. Os manuscritos pode ser enviados em português, inglês, francês, italiano e espanhol.
Promovendo a transparência e o avanço do conhecimento, nossa revista adotou o sistema de licenciamento CC-BY, incentivando a livre distribuição, reutilização e construção sobre as contribuições intelectuais, fortalecendo assim a colaboração e o impacto positivo na comunidade acadêmica.
A Revista de Filosofia Aurora adota em suas políticas editoriais práticas de Ciência Aberta: aceita avaliar manuscritos depositados em servidores preprints; requer a citação, referenciamento e declaração dos dados de pesquisas e, por fim, promove o processo de avaliação peer review.
O título abreviado da revista é Rev. Filos. Aurora e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.
Missão
A Revista de Filosofia Aurora tem por missão publicar trabalhos da área de Filosofia que contribuam para a reflexão, o aperfeiçoamento do senso crítico e o fortalecimento de valores em vista da transformação social. Buscando promover o debate acadêmico-científico, suas publicações (artigos, resenhas e entrevistas) obedecem à variedade temática dos dossiês, mantendo-se, para isso, comprometida com a ética na produção científica e com as regras da legislação vigente.
Objetivo da revista
Publicar trabalhos originais e inéditos que promovam o debate e a difusão de estudos e pesquisas nas diferentes áreas da Filosofia, levando-se em conta as diferentes tendências, temáticas e abordagens do conhecimento filosófico contemporâneo.
Visão
Consolidar-se com revista referência para área de Filosofia no âmbito internacional, promovendo a difusão do conhecimento filosófico e o debate especializado.
Foco e Escopo
A Revista de Filosofia Aurora (Qualis A1) é uma publicação em formato contínuo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vem divulgando, desde 1988, resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de filósofos e demais profissionais das áreas afins.
Indicadores Bibliométricos
A Revista de Filosofia Aurora, atualmente Qualis A1, está presente nos principais indexadores internacionais, os quais incluem: SCOPUS (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto), Google Schoolar, Redalyc e Redib.
Fontes de Indexação
- ERIHPLUS
- LATINDEX
- REDIB
- DOAJ
- SCOPUS
- Scimago
- Web of Science
- LIVRE
- Portal de periódicos capes
- Crossref
Ficha Bibliográfica
- Título do periódico: Revista de Filosofia Aurora
- Título abreviado: Filos. Aurora (Online)
- Publicação de: Curitiba PR: PUCPRESS (Razão Social Associação Paranaense de Cultura)
- Periodicidade: Anual
- Modalidade de publicação: Publicação Contínua
- Ano de criação do periódico: 1988
Websites e Mídias Sociais
Sistema de Submissão dos manuscritos / Instruções aos Autores
Na submissão do manuscrito, devem ser considerados os critérios de normalização no arquivo disponíveis na página da Revista. Além disso, seus/suas autores/as devem:
- possuir o título de doutor/a e ser responsável integralmente pelo conteúdo publicado;
- manter o anônimo dos seus autores, incluindo possíveis referências que devem ser suprimidas;
- enviar o manuscrito contendo até 7 mil palavras e 5 palavras-chaves;
- alinhar seu manuscrito com os princípios, políticas e missão do periódico;
- identificar no formulário de submissão a contribuição individual de cada autor, que devem como mínimo a. ter participado ativamente na discussão dos resultados e b. na revisão e aprovação da versão final do manuscrito. O periódico adota a Taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as;
- apresentar o manuscrito em conformidade com as boas práticas da Ciência Aberta;
- indicar se o manuscrito foi submetido ao sistema Preprints e estar em concordância com o Processo de Avaliação Aberta pelos pares;
- aceitar a Política de Direito Autoral da Revista: os Direitos Autorais do manuscrito publicado ficam com o Autor e o periódico mantém o direito de primeira publicação;
- participar da Revisão e Aprovação Final do Trabalho antes de sua publicação definitiva;
- seguir rigorosamente a padronização das referências disponíveis na página da Revista: TEMPLATE e referências bibliográficas ABNT-NBR 6023-2018.
A Revista Aurora não cobra taxa de submissão ou de publicação dos manuscritos submetidos (artigos, resenhas, entrevistas).
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista publica artigos científicos, resenhas, traduções e entrevistas adota o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho de Revisores ou da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo. Todos os Pareceristas estão vinculados a Universidades brasileiras ou estrangeiras, sendo que os processos respeitarão os seguintes critérios:
- Após a submissão do manuscrito, os Editores enviarão, em um prazo de até 10 (dez) dias, o documento para 2 (dois) Pareceristas;
- Os Pareceristas terão o prazo de 21 (vinte e um) dias para enviar o Parecer, que constará como i. Aprovado para Publicação; ii. Reprovado para Publicação; iii. Modificações necessárias para nova avaliação;
- Em caso de empate no resultado técnico enviado pelos Pareceristas, os Editores enviarão para um terceiro Parecerista, que terá igualmente um prazo de 21 (vinte e um) dias;
- Em caso de Parecer solicitando Modificações para nova avaliação, o autor terá um prazo de 30 (trinta) dias para ressubmeter o manuscrito;
- O não atendimento dos critérios acima pelos/as Autores/as implicará, automaticamente, a rejeição do manuscrito;
- Os prazos acima poderão sofrer variações em função da capacidade operacional da Revista e do envio dos Pareceres por parte dos Pareceristas.
A Revista de Filosofia Aurora, atendendo às recomendações e políticas da Ciência Aberta, publica manuscritos que estejam depositados em Repositórios Abertos (SciELO Data, bioRxiv, Preprints, entre outros), bem como submete seus artigos ao processo de Revisão Peer and Blind Review. Além disso, divulga em cada número publicado:
- o nome do Editor responsável;
- a lista de Pareceristas responsáveis pela Avaliação dos manuscritos – identificados com seu respectivo ORCID – bem como, quando necessário e de comum acordo, a abertura de identidades entre o autor e os pareceristas; e,
- os pareceres do Manuscrito.
Conflito de Interesse dos/as Autores/as, Revisores/as e Pareceristas
Os Autores, Revisores e Pareceristas deverão comunicar imediatamente aos Editores se possuem conflitos de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira na avaliação do manuscrito. Assim, os/as Autores/as deverão comunicar tal impedimento no momento da submissão, enquanto os/as Pareceristas deverão fazê-lo no formulário de avaliação do manuscrito, seção "Conflito de Interesse", momento em que o parecerista poderá declinar/recusar participar do processo de avaliação.
Instruções aos Autores após Aprovação do manuscrito
A Revista Aurora adota os seguintes critérios para comunicação aos autores da aprovação do manuscrito:
- Após o recebimento dos Pareceres (blind and peer review), os Editores comunicarão os Autores do seu resultado e manifestação sobre o resultado;
- Em caso de Aprovação, o manuscrito será enviado imediatamente à equipe de revisão técnica e diagramação da Revista. Na sequência, os Autores receberão o manuscrito para aprovar, recusar ou sugerir novas e pontuais correções no texto, que deverá ser devolvido aos Editores em um prazo de até 10 (dez) dias;
- Aprovado o trabalho de revisão técnica e diagramação pelos Autores, os Manuscritos serão enviados à Equipe Editorial para a sua publicação;
- d) As diretrizes do COPE (Comitê de Ética em Publicação) e do Council of Science Editors são seguidas para a correção (Errata, Retratação e Expressão de preocupação) dos manuscritos após sua publicação eletrônica.
- Os Editores analisarão todas as solicitações que apontem problemas em uma publicação, adotando para isso o compromisso ético da Revista e a legislação vigente no Brasil no momento da ciência do ato.
Prazos
O prazo médio entre a submissão e a resposta dos avaliadores é de 90 (noventa) dias. Já o prazo médio entre a aprovação do artigo e sua publicação é de 180 (cento e oitenta) dias, podendo sofrer alterações em virtude dos processos editoriais como revisão gramatical, diagramação e marcação XML.
Verificação de Plágios e Exclusividade dos Textos
A Revista de Filosofia Aurora utiliza o programa de identificação de plágios Ithenticate na etapa de designação das submissões. Além disso, a Revista Aurora exige que o manuscrito não tenha sido submetido em nenhuma outra revista. A submissão de trabalhos fora de tais condições implica, automaticamente, a suspensão do autor em publicar na Revista.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
O Comitê Editorial está comprometido com os princípios de impessoalidade, transparência e confidencialidade nas avaliações, preservando os direitos dos avaliadores, autores e instituições envolvidas no processo editorial.
Todos os manuscritos submetidos à revista são examinados por meio de programas de detecção de plágio (Ithenticate). Caso seja identificado plágio, autoplágio (reciclagem de texto) ou publicação redundante, os editores tomarão providências seguindo as orientações do Comitê de Ética Editorial – COPE e considerarão a possibilidade de suspender o processo de avaliação ou retratar uma publicação (em formato de Errata).
Periodicidade
Publicação Contínua – a partir de 2023.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista de Filosofia Aurora não realiza cobrança de taxas para processamento e submissão aos autores. Os direitos de exploração dos conteúdos dos artigos são da Revista Aurora, sendo permitido o seu compartilhamento ou citação dentro das normas legais vigentes. Esta revista utiliza a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os conjuntos de dados gerados pela pesquisa devem ser armazenados em um repositório, aqui há uma lista de repositórios recomendados, além de terem sua citação e referência realizada seguindo o Guia de Citação de Dados de Pesquisa, disponibilizado pela SciELO.
Cobrança de Taxas
A Revista de Filosofia Aurora não realiza cobrança de taxas para processamento e submissão aos autores.
Financiamentos
A Revista conta com financiamentos de agências de fomento como CAPES, CNPq, além de verbas da Pró-Reitoria de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. A Revista mantém um programa de cooperação com a Editora PUCPRess, responsável pelos processos de revisão e diagramação editorial. Atualmente a Revista de Filosofia Aurora possui um financiamento ativo na Chamada CNPq 15/2021, Processo 402445/2021-0, Chamada 16/2022, início da vigência jan. 2023, e Programa Editorial CNPQ 30/2024.
Revista de Filosofia Aurora
Fundada em 1988 com o nome de Revista de Filosofia da PUCPR com o intuito de constituir um canal aberto para divulgação da pesquisa em filosofia, especialmente da produção local e sem a preocupação com a adoção de focos temáticos. No entanto, a partir de 1998, o Curso de Filosofia da PUCPR passou a exigir uma maior qualificação de sua produção intelectual, principalmente em função do amadurecimento de grupos de pesquisa e do diálogo com outros centros de pesquisa em filosofia. Tais mudanças repercutiram na revista, que passou por um amadurecimento, desde a reestruturação do comitê editorial passando pela rigorosa seleção dos artigos, predominantemente de pesquisadores externos à PUCPR. Tal amadurecimento, no qual a revista teve, por sua vez, importante papel, culminou na apresentação de um projeto de Mestrado em Filosofia aprovado pela CAPES em 2003. Por conta disso, as atividades do mestrado, que tiveram início em 2004, especialmente aquelas ligadas aos projetos de pesquisa que se desenvolvem em conjunto com pesquisadores de outras instituições impulsionaram o crescimento da Revista.
Neste ponto, a Revista ampliou ainda mais seu propósito inicial, para apresentar-se como um canal de divulgação da pesquisa de qualidade em filosofia aberto não apenas para a comunidade filosófica local, mas de todo o país e do exterior, oferecendo para essa mesma comunidade diferentes tipos de produção bibliográfica como, dossiês, artigos diversificados, resenhas, ensaios e resumos de dissertações. A sequência de sua evolução não parou por aqui, tendo atingido seu ápice a partir do segundo semestre de 2006 pela combinação de dois fatores, a saber: a rearticulação das produções classificadas sob a rubrica de dossiê e fluxo-contínuo, além de resenhas; a revisão de seu layout e diagramação, inclusive ganhando versão eletrônica.
No início de 2008, a Revista de Filosofia Aurora, por meio de suas novas políticas de publicação, tornou-se referência no cenário filosófico nacional. Isso também foi confirmado a partir da abertura do Doutorado em Filosofia na PUCPR, no ano de 2012, fato que representou um novo passo no esforço qualitativo que tem marcado a trajetória do periódico. Atualmente, a Revista de Filosofia Aurora tem procurado atender as políticas adotadas pelos indexadores nacionais e internacionais e estreitar os laços com pesquisadores e grupos de pesquisa de universidades estrangeiras com o objetivo de internacionalizar cada vez mais as suas publicações.
A partir de 2023, a Revista de Filosofia Aurora adotará o formato de Publicação Contínua.