Crítica da técnica, crítica da filosofia: Heidegger e Simondon

Autores/as

  • Fernando Antonio Soares Fragozo Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7516

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar as críticas de Martin Heidegger e de Gilbert Simondon à concepção corrente da técnica, referida por Heidegger como a “concepção instrumental e antropológica da técnica”. Trata-se de mostrar que as críticas desses pensadores, por mais diferentes que possam ser seus universos conceituais, seus objetivos e seus métodos, são ambas realizadas a partir de um processo de interpretação desconstrutiva dos conceitos de “instrumentalidade”, “alienação” e “hilemorfismo”, num conjunto crítico que a cada vez relaciona diretamente crítica da técnica à crítica da filosofia. Nesse sentido, as análises são apresentadas a partir dos respectivos horizontes de reflexão filosófica de cada autor: no caso de Heidegger, o projeto de elaboração da ontologia fundamental e, posteriormente, o pensamento da história do ser e, no caso de Simondon, a questão da individuação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARTHÉLÉMY, J-H. Penser la connaissance et la technique après Simondon.

Paris: L´Harmattan, 2005a.

BARTHÉLÉMY, J-H. Penser l´individuation: Simondon et la philosophie de la nature. Paris: L´Harmattan, 2005b.

BARTHÉLÉMY, J-H. La question de la non-anthropologie. In: VAYSSE, J-M. (Ed.). Technique, monde, individuation: Heidegger, Simondon, Deleuze.

Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2006. p. 117-132. (Europaea Memoria).

BARTHÉLÉMY, J-H. Simondon ou l‘encyclopédisme génétique. Paris: P.U.F., 2008.

FRAGOZO, F. Simondon, Heidegger et la critique des principes. In:

BARTHÉLÉMY, J-H. (Org.). Cahiers Simondon. Paris: L´Harmattan, 2010. p. 99-116. (Numéro 2).

HEIDEGGER, M. Der Ursprung des Kunstwerkes (1935/36). In: HEIDEGGER, M. Gesamtausgabe - I. Abteilung: Veröffentlichte Schriften 1914-1970. -

Holzwege. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1977. p. 1-74. (Band 5).

HEIDEGGER, M. Sobre o humanismo - carta a Jean Beaufret, Paris. In: HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural,

HEIDEGGER, M. Der Satz vom Grund. Gesamtausgabe - I. Abteilung: Veröffentlichte Schriften 1910-1976. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1997.

(Band 10).

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1999. ( Parte I).

HEIDEGGER, M. A Questão da técnica. In: HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências.

Petrópolis: Vozes; Universidade São Francisco, 2001. p. 11-38.

MOOSBURGER, L. B. A Origem da obra de arte de Martin Heidegger. 2007.

f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1958.

SIMONDON, G. L’individu et sa genèse physico-biologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1964.

STIEGLER, B. La technique et le temps. La Faute d´Epiméthée. Paris: Galilée, Cité des Sciences et de l´Industrie, 1994. (Tome 1).

VAYSSE, J-M. Heidegger et Simondon: Technique et Individuation. In: VAYSSE, J-M. (Ed.). Technique, Monde, Individuation: Heidegger, Simondon, Deleuze.

Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2006. p. 5-15. (Europaea Memoria).

Publicado

2012-05-10

Cómo citar

Soares Fragozo, F. A. (2012). Crítica da técnica, crítica da filosofia: Heidegger e Simondon. Revista De Filosofía Aurora, 24(35), 509–528. https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7516