Crítica da técnica, crítica da filosofia: Heidegger e Simondon
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7516Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar as críticas de Martin Heidegger e de Gilbert Simondon à concepção corrente da técnica, referida por Heidegger como a “concepção instrumental e antropológica da técnica”. Trata-se de mostrar que as críticas desses pensadores, por mais diferentes que possam ser seus universos conceituais, seus objetivos e seus métodos, são ambas realizadas a partir de um processo de interpretação desconstrutiva dos conceitos de “instrumentalidade”, “alienação” e “hilemorfismo”, num conjunto crítico que a cada vez relaciona diretamente crítica da técnica à crítica da filosofia. Nesse sentido, as análises são apresentadas a partir dos respectivos horizontes de reflexão filosófica de cada autor: no caso de Heidegger, o projeto de elaboração da ontologia fundamental e, posteriormente, o pensamento da história do ser e, no caso de Simondon, a questão da individuação.Downloads
References
BARTHÉLÉMY, J-H. Penser la connaissance et la technique après Simondon.
Paris: L´Harmattan, 2005a.
BARTHÉLÉMY, J-H. Penser l´individuation: Simondon et la philosophie de la nature. Paris: L´Harmattan, 2005b.
BARTHÉLÉMY, J-H. La question de la non-anthropologie. In: VAYSSE, J-M. (Ed.). Technique, monde, individuation: Heidegger, Simondon, Deleuze.
Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2006. p. 117-132. (Europaea Memoria).
BARTHÉLÉMY, J-H. Simondon ou l‘encyclopédisme génétique. Paris: P.U.F., 2008.
FRAGOZO, F. Simondon, Heidegger et la critique des principes. In:
BARTHÉLÉMY, J-H. (Org.). Cahiers Simondon. Paris: L´Harmattan, 2010. p. 99-116. (Numéro 2).
HEIDEGGER, M. Der Ursprung des Kunstwerkes (1935/36). In: HEIDEGGER, M. Gesamtausgabe - I. Abteilung: Veröffentlichte Schriften 1914-1970. -
Holzwege. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1977. p. 1-74. (Band 5).
HEIDEGGER, M. Sobre o humanismo - carta a Jean Beaufret, Paris. In: HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural,
HEIDEGGER, M. Der Satz vom Grund. Gesamtausgabe - I. Abteilung: Veröffentlichte Schriften 1910-1976. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1997.
(Band 10).
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1999. ( Parte I).
HEIDEGGER, M. A Questão da técnica. In: HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências.
Petrópolis: Vozes; Universidade São Francisco, 2001. p. 11-38.
MOOSBURGER, L. B. A Origem da obra de arte de Martin Heidegger. 2007.
f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1958.
SIMONDON, G. L’individu et sa genèse physico-biologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1964.
STIEGLER, B. La technique et le temps. La Faute d´Epiméthée. Paris: Galilée, Cité des Sciences et de l´Industrie, 1994. (Tome 1).
VAYSSE, J-M. Heidegger et Simondon: Technique et Individuation. In: VAYSSE, J-M. (Ed.). Technique, Monde, Individuation: Heidegger, Simondon, Deleuze.
Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2006. p. 5-15. (Europaea Memoria).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


