As criações de Nietzsche em Gênova: Aurora, uma amiga da agilidade lenta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.038.e202633577

Palabras clave:

Nietzsche, Gênova, Aurora, Agilidade lenta, Paixão do conhecimento

Resumen

Partindo das vivências na estada de Nietzsche em Gênova, na época de elaboração de Aurora, pretendemos neste artigo investigar a “agilidade lenta”, como um traço distintivo da vida e do tipo de pensador de espírito livre. Num primeiro momento tratamos do temperamento próprio de Nietzsche, da sazonalidade de suas experimentações no conhecimento e na arte de viver. É desse corpo situado e imerso em distintos “climas da alma”, com as marcas do outono-inverno genovês, que emerge a paixão do conhecimento. Avançamos, enfim, com a acentuação da agilidade lenta, com sua configuração de novos ritmos de suavidade, a prenunciar novas auroras. A gaia sabedoria consiste nesse lento trabalho sobre si, no intenso e paciencioso esforço nas “curas lentas”, como precioso fruto da estação de Nietzsche em Gênova.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clademir Luís Araldi, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Filosofia UFPel

Filosofia alemã; Nietzsche

Patrícia Boeira de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Patrícia Boeira de Souza é doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Filosofia pelo PPGFIL-UFRRJ. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisa a questão do corpo a partir da perspectiva nietzschiana, considerando os processos fisiopsicológicos e assimilatórios, bem como reflexões sobre a saúde dinâmica. Interessa-se, ainda, pela relação entre dança, expressividade e nuances em Nietzsche, explorando a experimentação corporal como via de pensamento e criação filosófica, em diálogo com a arte de viver.

Publicado

2026-01-07

Cómo citar

Araldi, C. L., & Boeira de Souza, P. (2026). As criações de Nietzsche em Gênova: Aurora, uma amiga da agilidade lenta. Revista De Filosofía Aurora, 38. https://doi.org/10.1590/2965-1557.038.e202633577

Número

Sección

Las viajes de Nietzsche desde una perspectiva filosófica