Paul Ricœur, Personalismo e o Pacto Educativo Global | Paul Ricœur, Personalism and the Global Compact on Education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531804

Resumen

Lançado em setembro de 2019, o Pacto Educativo Global indica como o primeiro de seus sete compromissos a ‘centralidade da pessoa’. Em outras palavras, o pacto assume o Personalismo como fundamentação filosófico-antropológica da teorização de uma formação integral do homem, isto é, de uma paideia. Dito isso, o artigo se propõe, em primeiro lugar, a apresentar a filosofia personalista partindo da leitura de Paul Ricœur presente na obra Histoire et verité (1955) para, finalmente, se voltar à aplicabilidade do personalismo no contexto socioeducativo.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Benevides, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Filosofia e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Publicado

2025-01-07

Cómo citar

Benevides, R. (2025). Paul Ricœur, Personalismo e o Pacto Educativo Global | Paul Ricœur, Personalism and the Global Compact on Education. Revista De Filosofía Aurora, 37. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531804

Número

Sección

Pacto Educativo Global