A Complexidade e a Transdisciplinaridade como caminho para a Educação Ambiental necessária ao presente | Complexity and Transdisciplinarity as a means to Environmental Education necessary to the present moment

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431534

Resumen

Este ensaio teórico propõe que os fundamentos da Educação Ambiental (EA) sejam reavaliados para incorporar a teoria da complexidade como seu pilar central. Essa mudança visa contribuir para que a EA possa lidar de forma mais satisfatória com os crescentes desafios socioambientais globais.
A reflexão parte das macrotendências de EA de Layrargues e Lima (2014) que, pautados em critérios político-pedagógicos, classificam a EA em macrotendência conservacionista, pragmática e crítica. A escolha por essa classificação se justifica em função de ser uma das categorizações mais aceitas pelo núcleo orientador da EA brasileira, além de incorporar a EA crítica, que é a macrotendência recomendada pelas políticas de EA no Brasil. Argumentamos que as três categorias, embora úteis, tendem a simplificar a compreensão do ambiente e as abordagens pedagógicas, limitando assim a capacidade de enfrentamento dos problemas socioambientais. O presente manuscrito propõe que a epistemologia da complexidade de Morin seja melhor explorada quando se trata dos fundamentos da EA. Destacam-se alguns aspectos em que a adoção da teoria da complexidade pode promover avanços, incluindo uma reconfiguração das macrotendências da EA, passando de excludentes entre si para complementares, integrando de maneira mais simétrica indivíduo, sociedade, ambiente e natureza. Sugere-se que essa nova perspectiva poderá abrir caminho para novas abordagens no enfrentamento dos problemas socioambientais, incluindo uma ênfase na atuação pedagógica transdisciplinar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele Saheb Pedroso, PUCPR

Doutora em Educação - Universidade Federal do Paraná.

Professora do Programa de Pós-Gradiuação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Coordenadora do Curso de Pedagogia (PUCPR).

Coordenadora em Curitiba do Projeto Pacto Mundial dos Jovens pelo Clima - Instituto Edgar Morin (Paris).

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Ambiental e Complexidade

Adriana Massae Kataoka, UNICENTRO

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Coordenadora em Guarapuava do Projeto pacto Mundial dos jovens pelo Clima.

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Saheb Pedroso, D., & Massae Kataoka, A. (2024). A Complexidade e a Transdisciplinaridade como caminho para a Educação Ambiental necessária ao presente | Complexity and Transdisciplinarity as a means to Environmental Education necessary to the present moment. Revista De Filosofía Aurora, 36. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431534

Número

Sección

Think Global, Act Local: Filosofia, educação e desafios ambientais