A Complexidade e a Transdisciplinaridade como caminho para a Educação Ambiental necessária ao presente | Complexity and Transdisciplinarity as a means to Environmental Education necessary to the present moment
DOI:
https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431534Resumo
Este ensaio teórico propõe que os fundamentos da Educação Ambiental (EA) sejam reavaliados para incorporar a teoria da complexidade como seu pilar central. Essa mudança visa contribuir para que a EA possa lidar de forma mais satisfatória com os crescentes desafios socioambientais globais.
A reflexão parte das macrotendências de EA de Layrargues e Lima (2014) que, pautados em critérios político-pedagógicos, classificam a EA em macrotendência conservacionista, pragmática e crítica. A escolha por essa classificação se justifica em função de ser uma das categorizações mais aceitas pelo núcleo orientador da EA brasileira, além de incorporar a EA crítica, que é a macrotendência recomendada pelas políticas de EA no Brasil. Argumentamos que as três categorias, embora úteis, tendem a simplificar a compreensão do ambiente e as abordagens pedagógicas, limitando assim a capacidade de enfrentamento dos problemas socioambientais. O presente manuscrito propõe que a epistemologia da complexidade de Morin seja melhor explorada quando se trata dos fundamentos da EA. Destacam-se alguns aspectos em que a adoção da teoria da complexidade pode promover avanços, incluindo uma reconfiguração das macrotendências da EA, passando de excludentes entre si para complementares, integrando de maneira mais simétrica indivíduo, sociedade, ambiente e natureza. Sugere-se que essa nova perspectiva poderá abrir caminho para novas abordagens no enfrentamento dos problemas socioambientais, incluindo uma ênfase na atuação pedagógica transdisciplinar.
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