Paul Ricœur, Personalismo e o Pacto Educativo Global | Paul Ricœur, Personalism and the Global Compact on Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531804

Resumo

Lançado em setembro de 2019, o Pacto Educativo Global indica como o primeiro de seus sete compromissos a ‘centralidade da pessoa’. Em outras palavras, o pacto assume o Personalismo como fundamentação filosófico-antropológica da teorização de uma formação integral do homem, isto é, de uma paideia. Dito isso, o artigo se propõe, em primeiro lugar, a apresentar a filosofia personalista partindo da leitura de Paul Ricœur presente na obra Histoire et verité (1955) para, finalmente, se voltar à aplicabilidade do personalismo no contexto socioeducativo.   

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Biografia do Autor

Rodrigo Benevides, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Filosofia e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Benevides, R. (2025). Paul Ricœur, Personalismo e o Pacto Educativo Global | Paul Ricœur, Personalism and the Global Compact on Education. Revista De Filosofia Aurora, 37. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531804

Edição

Seção

Pacto Educativo Global