A Complexidade e a Transdisciplinaridade como caminho para a Educação Ambiental necessária ao presente | Complexity and Transdisciplinarity as a means to Environmental Education necessary to the present moment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431534

Resumo

Este ensaio teórico propõe que os fundamentos da Educação Ambiental (EA) sejam reavaliados para incorporar a teoria da complexidade como seu pilar central. Essa mudança visa contribuir para que a EA possa lidar de forma mais satisfatória com os crescentes desafios socioambientais globais.
A reflexão parte das macrotendências de EA de Layrargues e Lima (2014) que, pautados em critérios político-pedagógicos, classificam a EA em macrotendência conservacionista, pragmática e crítica. A escolha por essa classificação se justifica em função de ser uma das categorizações mais aceitas pelo núcleo orientador da EA brasileira, além de incorporar a EA crítica, que é a macrotendência recomendada pelas políticas de EA no Brasil. Argumentamos que as três categorias, embora úteis, tendem a simplificar a compreensão do ambiente e as abordagens pedagógicas, limitando assim a capacidade de enfrentamento dos problemas socioambientais. O presente manuscrito propõe que a epistemologia da complexidade de Morin seja melhor explorada quando se trata dos fundamentos da EA. Destacam-se alguns aspectos em que a adoção da teoria da complexidade pode promover avanços, incluindo uma reconfiguração das macrotendências da EA, passando de excludentes entre si para complementares, integrando de maneira mais simétrica indivíduo, sociedade, ambiente e natureza. Sugere-se que essa nova perspectiva poderá abrir caminho para novas abordagens no enfrentamento dos problemas socioambientais, incluindo uma ênfase na atuação pedagógica transdisciplinar.

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Biografia do Autor

Daniele Saheb Pedroso, PUCPR

Doutora em Educação - Universidade Federal do Paraná.

Professora do Programa de Pós-Gradiuação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Coordenadora do Curso de Pedagogia (PUCPR).

Coordenadora em Curitiba do Projeto Pacto Mundial dos Jovens pelo Clima - Instituto Edgar Morin (Paris).

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Ambiental e Complexidade

Adriana Massae Kataoka, UNICENTRO

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Coordenadora em Guarapuava do Projeto pacto Mundial dos jovens pelo Clima.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Saheb Pedroso, D., & Massae Kataoka, A. (2024). A Complexidade e a Transdisciplinaridade como caminho para a Educação Ambiental necessária ao presente | Complexity and Transdisciplinarity as a means to Environmental Education necessary to the present moment. Revista De Filosofia Aurora, 36. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431534

Edição

Seção

Think Global, Act Local: Filosofia, educação e desafios ambientais