Realizando a moral a ética kantiana e o papel da educação | Realizing morality: Kantian ethics and the role of education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202430977

Resumo

Neste ensaio argumentarei em defesa da ideia de que a educação moral representa um elemento de suma importância para aplicação da ética kantiana e que, apesar de o filósofo não ter elaborado uma teoria sistemática sobre o tema, ele é formulado de modo explícito em algumas obras e pressuposto de modo tácito em outras. Para isso, recorro a três aspectos que me parecem importantes na perspectiva de legitimação do tema: 1) a educação moral como direito humano fundamental; 2) sua tarefa enquanto exercício da faculdade de julgar e como fenômeno social;  e 3) o papel do Estado no seu fomento. Estes três aspectos podem não cobrir tudo o que a educação moral significa para Kant, mas sem eles não é possível a sua compreensão.

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Biografia do Autor

Robinson Dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998).Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001) - Bolsa da CAPES. Doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel - Alemanha (2007) 

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

Dos Santos, R. (2024). Realizando a moral a ética kantiana e o papel da educação | Realizing morality: Kantian ethics and the role of education . Revista De Filosofia Aurora, 36, e202430977. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202430977

Edição

Seção

Fluxo contínuo