Compras coletivas e as lesividades na relação de consumo
DOI:
https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.03.001.AO05Palavras-chave:
Compra coletiva. Responsabilidade objetiva. Abuso de direito.Resumo
A compra coletiva é uma nova modalidade de comércio eletrônico que afeta a relação de consumo e, como tal, deverá observar todos os regramentos e ditames do Código de Defesa do Consumidor. No entanto, o que se vê, na prática, é a lesividade ao consumidor por meio de uma série de problemas que variam desde o fornecimento do produto ou serviço até a presença de cláusulas abusivas e propagandas enganosas. Assim, analisar quais as responsabilidades tanto do fornecedor quanto do site de compra coletiva será o objeto deste artigo, inclusive para verificar a hipótese de lesividade à concorrência.Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei n 8.884, de 11 de junho de 1994. Transforma o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em Autarquia, dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica e dá outras providências. Diário Ocial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 11 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8884.htm>. Acesso em: 20 jul. 2010.
DIAS, J. L. P. de O.; PRADO, P. P. P. Responsabilidade civil objetiva no Código de Defesa do Consumidor: um outro ponto de vista. In: NERY Jr., N.; NERY, R. M. de A. (Org.). Doutrinas essenciais responsabilidade civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, v. IV, p. 402-424.
FINKELSTEIN, M. E. Direito do comércio eletrônico. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
GONÇALVES, C. R. Responsabilidade civil. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
JORNAL da Tarde. São Paulo, 22 de novembro de 2011. Caderno Seu Bolso. n. 15065. p. 3B.
MARQUES, C. L. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
NAZAR, N. Direito econômico. 2. ed. Bauru: Edipro, 2009.
NERY Jr., N.; NERY, R. M. A. Código civil comentado. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
PINHEIRO, A. C.; SADDI, J. Direito, economia e mercados. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
SAYEG, R. H. Práticas comerciais abusivas: monopólio x consumo; abuso do poder econômico; responsabilidade civil e penal. Bauru: Edipro, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).