A EVOLUÇÃO DOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO CIENTÍFICO TRADICIONAL À COMPLEXIDADE
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANDERY, Maria Amélia et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 8. ed. São Paulo: EDUC, 1999.
ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.cBoEnHhReEcNimS, eMntaorilda A. (Org.). Docência universitária na sociedade do . Curitiba: Champagnat, 2003.
______. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes,
______. Paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006. CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.
______. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
CARDOSO, Clodoaldo. A canção da inteireza: uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 16. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LARA, Thiago Adão. Caminhos da razão no ocidente: a filosofia ocidental do renascimento aos nossos dias. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
______. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORIN, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. 3. ed. Barcelona: Gedisa, 1997.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
VASCONCELLOS, Maria José Esteves. Pensamento sistêmico:novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
YUS, Rafael. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artemed, 2002.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i22.4156
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat