A EVOLUÇÃO DOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO CIENTÍFICO TRADICIONAL À COMPLEXIDADE

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens PUCPR
  • Anadir Luiza Thomé Oliari ISBL/Londrina

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4156

Resumo

O artigo trata da investigação sobre os paradigmas da ciência que caracterizam o conhecimento e, por conseqüência, a prática docente e profissional. Apresenta a evolução do pensamento científico ao longo da história da humanidade, em especial no que se refere aos paradigmas da ciência e de sua influência na Educação. Contempla a reflexão sobre as mudanças paradigmáticas na evolução da ciência do pensamento cartesiano ao pensamento complexo. A partir desta evolução histórica, propõe a caracterização dos pressupostos do paradigma tradicional e da complexidade e suas implicações no contexto da educação. Paradigma da complexidade; Educação.

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Publicado

2007-07-17

Como Citar

Behrens, M. A., & Thomé Oliari, A. L. (2007). A EVOLUÇÃO DOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO CIENTÍFICO TRADICIONAL À COMPLEXIDADE. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 53–66. https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4156

Edição

Seção

Artigos