A feminização do magistério: o lugar da mulher como professora no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Autores

  • Michelle Castro Lima Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS10

Resumo

A docência no ensino primário difundida como um “dom” feminino foi um marco na feminização do magistério. Este estudo bibliográfico buscou analisar a formação de professoras da Escola Normal e do Magistério e a relação entre a feminização e o exercício do magistério a partir da análise de 15 dissertações e 5 teses que abordam a formação de professores para atuar na alfabetização no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no período de 1946 a 1979. Para desenvolvimento da pesquisa utilizamos como aporte teórico a Nova História Cultural. Identificamos que a escolha pelo magistério não foi motivada por um desejo ou o sonho pela profissão e que a maioria dos alunos eram mulheres. As professoras alfabetizadoras eram direcionadas para esta profissão em decorrência de elementos relacionados com o desejo familiar e a imposição moral vigente, a partir dos valores cristãos disseminados nas Igrejas. Os homens afastaram-se do magistério primário devido à desvalorização da área e aos baixos salários, bem como pela influência da Igreja Católica, que apresentava impedimentos morais para a atuação masculina no ensino primário, enquanto enaltecia o papel da mulher nessa função com base na ideia de vocação e de extensão da maternidade. Neste contexto, era necessário formar professoras para instruir no ensino primário. Esse movimento culminou na feminização do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Castro Lima, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano e professora do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professor, práticas e currículo.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Lima, M. C. (2020). A feminização do magistério: o lugar da mulher como professora no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS10