Educação Infantil e Cidade Educadora: pelas representações do discurso documental e das narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS12

Resumo

Este artigo focaliza a educação infantil na interface com a cidade educadora. Para tanto, buscou-se, neste estudo, analisar o discurso presente na Carta das Cidades Educadoras, produzido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e sua relação com o da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, e do Programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba-PR. O estudo encontra guarida na Teoria das Representações (MOSCOVICI, 2015; JODELET, 2001), em articulação com os estudos de Jodelet (2007), Souza (2011), Teibel e Andrade (2017) sobre análises textuais. A investigação relaciona a análise do discurso do documento “Carta das Cidades Educadoras” (AICE), a BNCC e do Programa Linhas do Conhecimento. O documento foi processado pelo software Iramuteq (RATINAUD, 2009), que permitiu a realização da análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), favorecendo a identificação de diferentes classes no texto documento com o discurso da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e o Programa Linhas do Conhecimento. O resultado revelou que as proposições presentes nos documentos estão ancoradas em princípios enaltecidos no discurso da Carta das Cidades Educadoras. Evidenciou, ainda, o grande desafio para sensibilizar todos os habitantes da cidade para que seus olhares sejam voltados ao processo educacional que existe e acontece na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter. Pesquisadora da FAMPECT. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu “Cidades Educadoras” – Uninter. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).  Atua e desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na formação de professores, relações entre escola-universidade-cidade educadora, tecnologias e representações sociais.

Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel, Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR

Doutoranda e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Donato, S. P., & Nagel, J. S. de O. (2020). Educação Infantil e Cidade Educadora: pelas representações do discurso documental e das narrativas. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1205–1229. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS12