Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS14

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a tomada de consciência estética das experiências subjetivas para constituição da identidade docente. Tem como objetivo compreender o sentido da dimensão estética nas narrativas autobiográficas dos discentes que participaram do dispositivo “Colcha de Retalhos” na disciplina “Organização do trabalho docente”, no primeiro semestre de 2018, do curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Adota-se o conceito de estética de Schiller (2002), entre sensível e a razão; de Adorno (2002), o de emancipação; de Josso (2006), narrativas autobiográficas; e de Freire (2013), o de autonomia, considerando a articulação entre consciência estética e consciência epistemológica. Neste estudo, compreende-se o dispositivo “Colcha de Retalhos”, como metodologia e epistemologia de formação e investigação. A interpretação das narrativas, sob o enfoque hermenêutico, em Gadamer (2000), apresenta uma contribuição para a prática de formação estética dos professores, visando à percepção da constituição da identidade docente por meio das experiências subjetivas, através de narrativas de situações pessoais e escolares relacionadas diretamente ao gosto e desgosto que se constituem como núcleo fundante na constituição estética da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrock Rosito, Universidade Cidade de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado em Educação; Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, graduação Curso de Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Estética, Formação e Narrativas, cadastrado no CNPq. Pesquisadora Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais – Educação (CIERS-ed). Possui Pós Doutorado em História da Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação - UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação (Currículo), PUCSP- Graduação em Pedagogia e Especialização em Alfabetização -UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. É editora da Revista @mbienteeducação, da Universidade Cidade de São Paulo.

 

Juliana Paiva Pereira de Souza, SENAC-SP

Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, graduada em Psicologia e especialista em gestão de pessoas.  Experiência na área de Educação, com ênfase em gestão de pessoas e educação profissional atuando principalmente com os seguintes temas: novos ambientes formativos, formação de professores, educação estética, autonomia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5956699994714410

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Rosito, M. M. B., & Souza, J. P. P. de. (2020). Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1255–1279. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS14