A transição da educação infantil para o ensino fundamental narrada pelas crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS13

Resumo

O presente estudo se propôs ampliar a compreensão sobre a passagem de crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para isso, foram ouvidas narrativas de crianças por acreditar que elas são capazes de contar o que lhes acontece e construir sentidos para suas experiências. O objetivo da pesquisa foi: analisar os sentidos atribuídos narrativamente por crianças a respeito da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Sob o aporte teórico da pesquisa (auto)biográfica em Educação e da Sociologia da Infância, o estudo foi desenvolvido com seis crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental oriundas de Escolas de Educação Infantil. Os resultados indicaram que a transição entre as duas escolas provocou algumas tensões, pois ao mesmo tempo em que as crianças se viam atraídas pelas inovações oferecidas pela nova escola, sentiam temores, lutos e sofrimentos, sobretudo, no que se refere à diminuição de oportunidades para brincar, ao acolhimento e à preparação da escola para recebê‑los. Para algumas crianças, as perdas foram compensadas pelas novas aprendizagens, enquanto outras estavam sofrendo e não contavam com recursos suficientes, necessitando de maior apoio para se incluírem nessa nova etapa. Os adultos responsáveis pelo ensino, acolhimento e introdução da criança nessas instituições têm um papel preponderante na adaptação da criança nesta nova etapa. São eles que podem estar com as crianças, detectando suas necessidades, de forma a auxiliá-las a se inserirem neste novo contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Pedagoga, mestre e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP e Pós-Doutora pela Universidade de Barcelona. Professora e vice coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação da UNICID.

Aline de Souza Medeiros, Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo

Mestre em Educação pela UNICID. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UNICID. Pedagoga pela UFRN/Unicastelo. Licenciada em Artes pela Faculdade Paulista de Artes. Docente na Educação Básica; tutora na pós-graduação na UAB; Supervisora Educacional Pronatec/UNICID. Atualmente é orientadora pedagógica na SME de São Bernardo do Campo.

Karina Alves Biasoli, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Pedagoga, mestre e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP e pós doutoranda pela Universidade Cidade de São Paulo. Atualmente atua como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

 

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Furlanetto, E. C., Medeiros, A. de S., & Biasoli, K. A. (2020). A transição da educação infantil para o ensino fundamental narrada pelas crianças. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1230–1254. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS13