Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02

Resumo

Partindo da questão “Que desafios curriculares e pedagógicos enfrenta a educação superior no século XXI, tendo em consideração a relação indissociável entre conhecimento e aprendizagem?”, neste artigo são abordados os conceitos de conhecimento e aprendizagem, perspetivados pelos desafios curriculares e pedagógicos que o século XXI coloca de um modo tão profundo a partir de dinâmicas de mudança, que encontram nas tecnologias digitais e na inteligência artificial um fator de potenciação para limites inimagináveis. Os dados são descritos e analisados a partir de estudos de caso, com vista a identificar desafios curriculares e pedagógicos, servindo ainda de fundamentação de uma pedagogia como conversação complexa e deliberativa na educação superior. Conclui-se que o principal desafio pedagógico que o conhecimento traz à sociedade de hoje é o repensar das aprendizagens para o século XXI, assim como a mudança na educação superior é ao mesmo tempo formal e informal, em que as tecnologias digitais originam mudanças oceânicas nas atuais formas de aprender e ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Pacheco, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal;

Investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal

Joana Sousa, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal

Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal

Ila Beatriz BEATRIZ MAIA, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal;

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, Instituto de Educação, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Pacheco, J. A., Sousa, J., & BEATRIZ MAIA, I. B. (2020). Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02