Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI

José Augusto Pacheco, Joana Sousa, Ila Beatriz BEATRIZ MAIA

Resumo


Partindo da questão “Que desafios curriculares e pedagógicos enfrenta a educação superior no século XXI, tendo em consideração a relação indissociável entre conhecimento e aprendizagem?”, neste artigo são abordados os conceitos de conhecimento e aprendizagem, perspetivados pelos desafios curriculares e pedagógicos que o século XXI coloca de um modo tão profundo a partir de dinâmicas de mudança, que encontram nas tecnologias digitais e na inteligência artificial um fator de potenciação para limites inimagináveis. Os dados são descritos e analisados a partir de estudos de caso, com vista a identificar desafios curriculares e pedagógicos, servindo ainda de fundamentação de uma pedagogia como conversação complexa e deliberativa na educação superior. Conclui-se que o principal desafio pedagógico que o conhecimento traz à sociedade de hoje é o repensar das aprendizagens para o século XXI, assim como a mudança na educação superior é ao mesmo tempo formal e informal, em que as tecnologias digitais originam mudanças oceânicas nas atuais formas de aprender e ensinar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Editora Universitária Champagnat