Fluência Tecnológico-Pedagógica na Docência Universitária

Autores

  • Daniele da Rocha Schneider Universidade Federal de Santa Maria
  • Rogério Tubias Schraiber Universidade Federal de Santa Maria
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO05

Resumo

 A docência na Educação Superior exige uma multiplicidade de habilidades do professor frente aos contextos emergentes que vem alterando os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o artigo destaca a Fluência Tecnológico-Pedagógica como um desafio à Docência Universitária. Tem como objetivo analisar a Fluência Tecnológico-Pedagógica de professores em um curso de formação continuada, “REA: Educação para o Futuro”, ofertado através de Small Open Online Course a professores e servidores da rede pública do ensino básico do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, resgata-se a base teórica que sustenta o conceito, problematizando seus desdobramentos nas inter-relações didáticas do trabalho do professor. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada a partir da orientação metodológica da pesquisa-ação por meio de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Os resultados apontam que o conjunto de saberes e práticas pedagógicas inerentes à docência na Educação Superior são viabilizados pelo desenvolvimento de Fluência Tecnológico-Pedagógica. O professor fluente avança para níveis de reflexão, análise e produção de conhecimento mais profundos em relação às ações de planejamento, organização de metodologias e estratégias didáticas, avaliação e interações entre os participantes. Conclui-se que maior Fluência Tecnológico-Pedagógica dos professores reverte em qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Possui experiência e interesse nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias educacionais, ensino de química, educação a distância, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, fluência tecnológica e pedagógica do professor, recursos educacionais abertos.

Rogério Tubias Schraiber, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado, pela UNIJUÍ/Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005); Especialista em Design de Estamparia, pela UFSM/Universidade Federal de Santa Maria (2007); Especialista em TICs/Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, pela UAB/Universidade Aberta do Brasil/UFSM (2010); Mestre em Artes Visuais, na linha de Arte e Tecnologia, do Programa de Pós-graduação em Arte/PPGART/UFSM (2010); Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, na Linha de Práticas Escolares e Políticas Públicas. Exerceu tutoria presencial no Curso de Licenciatura em Língua Espanhola/Literaturas da REGESD/Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância/Polo Santa Maria/UFSM, de outubro de 2008 a janeiro de 2013; no curso de Automação Industrial do CTISM/Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, de março a setembro de 2013; na Especialização em Mídias na Educação UAB/UFSM/Polo Sta Maria, de outubro de 2013 a dezembro de 2014. Trabalhou no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da UFSM de dezembro de 2012 a março de 2017. Exerceu tutoria a distância no Curso de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica (PEG-UAB/UFSM). Atualmente cursa pós-doutorado na área da Educação/UFSM, é professor substituto do curso de Artes Visuais do Centro de Artes e letras da UFSM.Tem experiência nas áreas de Educação, Educação a Distância, Tutoria, TICs, Design de Superfície e Artes Visuais.

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

raduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE). Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da UAB/UFSM no período 2010-2013. Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no biênio 2015-2017. Chefe Substituta do Departamento Administração Escolar no biênio 2018-2020. Chefe de Departamento Administração Escolar no biênio 2020-2022. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER). Tem experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional. Atua principalmente nas linhas de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas e Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede nos temas: tecnologias educacionais, educação a distância, mediação pedagógica, Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), materiais didáticos, Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Recursos Educacionais Abertos (REA).

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Schneider, D. da R., Schraiber, R. T., & Mallmann, E. M. (2020). Fluência Tecnológico-Pedagógica na Docência Universitária. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO05