Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes

Autores

  • Marcos Henrique Almeida dos Santos Pesquisador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos/ Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas; Pedagogo da Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-0344-3128
  • Mara Regina Lemes De Sordi Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Avenida Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária Zeferino Vaz. Campinas, SP, Brasil. 13083-865. http://orcid.org/0000-0003-1216-7185

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS18

Resumo

O artigo objetiva compreender o processo gradativo de constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes de uma universidade pública estadual de São Paulo (Brasil), com base nas experiências de formação e atuação profissional vivenciadas no decorrer de suas trajetórias. O texto é oriundo de uma pesquisa predominantemente qualitativa, realizada entre os anos de 2016 e 2020, a partir do acompanhamento do trabalho de 10 professores, de diferentes áreas do conhecimento. Esse acompanhamento se deu essencialmente por meio da observação livre e intensiva de suas aulas durante um semestre letivo e da adoção de narrativas como possibilidade de reflexão e formação. Com base na análise dos dados produzidos, foi possível compreender que os professores iniciantes, conscientes ou não das suas microdecisões pedagógicas, constroem caminhos que possibilitam a constituição de uma profissionalidade docente universitária, a partir da gradativa apropriação e construção, no trabalho pedagógico, de conhecimentos específicos da docência. Tais percursos revelam o compromisso com a atividade de ensino, à medida em que se assume a responsabilidade com a formação dos estudantes, para além da dimensão cognitiva. Compreende-se que esses caminhos precisam ser apoiados, implicando a necessária responsabilidade institucional para com a formação do docente universitário. Sem dúvida, os espaços formativos precisam superar a compreensão técnica e instrumental da docência, assim como possibilitar a clareza quanto ao projeto de formação do estudante que se almeja. Desse modo, as instituições podem possibilitar a afirmação do processo de constituição de uma profissionalidade docente universitária, sobretudo quando consideram a reflexão, investigação e crítica como atitudes que sustentam o exercício profissional da docência.

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Biografia do Autor

Marcos Henrique Almeida dos Santos, Pesquisador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos/ Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas; Pedagogo da Universidade Federal do Pará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade pela UFPA. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) - Faculdade de Educação da Unicamp. Pedagogo da UFPA, atuando na Coordenadoria Acadêmica do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).

Mara Regina Lemes De Sordi, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Avenida Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária Zeferino Vaz. Campinas, SP, Brasil. 13083-865.

Professora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP, coordenadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED)  da Faculdade de Educação.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Santos, M. H. A. dos, & De Sordi, M. R. L. (2020). Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS18