Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisador

Autores

  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia a Universidade Estadual de Goiás – PPGIELT - UEG. http://orcid.org/0000-0001-5725-478X
  • João Roberto Resende Ferreira Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) http://orcid.org/0000-0001-6160-6944

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS17

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a experiência da orientação coletiva (OC). A questão central do artigo é traçar considerações sobre em que medida a dinâmica metodológica desenvolvida na orientação coletiva pode contribuir para a compreensão do processo de pesquisa e escrita científica da dissertação de mestrado. Este estudo decorre das determinações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a formação de novos pesquisadores em prazos mais curtos, o que tem pressionado a pesquisa a se alinhar cada vez mais com os interesses do mercado, além de evidenciar a intrincada relação entre orientador e orientando no processo de escrita e produção do conhecimento. Esse contexto nos obriga a prestar mais atenção aos processos de orientação, tornando-o coletivo, considerando que este permite que o educando exercite sua capacidade de expor, justificar e deixar mais nítida a sua proposta de pesquisa. A esse processo juntam-se os professores da mesma área e linha de pesquisa do programa. Para a fundamentação teórica, ancoramo-nos em Gramsci (2001), Alvarenga (2011), Bianchetti e Machado (2012) e Severino (2012), dentre outros. Acreditamos que esta discussão tem potencial para contribuir para o debate sobre a formação de pesquisadores, considerando que a luta popular pelo direito a uma educação pública e a uma vida social e coletiva melhor é o elemento-chave para o ponto de partida da produção do conhecimento nos cursos de pós-graduação da área de humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia a Universidade Estadual de Goiás – PPGIELT - UEG.

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Professora do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás – PPGIELT - da Universidade Estadual de Goiás - UEG - GO [email protected].

João Roberto Resende Ferreira, Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)

Doutor em Educação pela UFG. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG).[email protected]

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Silva, Y. F. de O. e, & Ferreira, J. R. R. (2020). Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisador. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS17