Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional

Autores

  • Carolina Nobrega Saboia Luz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Isabel Maria Sabino de Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Wilson Nobrega Sabóia UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS16

Resumo

A trajetória de desenvolvimento profissional de um arquiteto professor, em particular sua formação pedagógica, está no centro deste artigo. Objetivou-se compreender como e em que a trajetória desse docente arquiteto se relaciona ‘com’ e ‘para’ o seu ato de ensinar. O fundamento teórico da pesquisa está ancorado nos estudos de Júlia Oliveira-Formosinho, Carlos Marcelo García e Francisco Imbernón. As análises realizadas se apoiam na abordagem qualitativa de pesquisa, caracterizando-se como estudo de caso único desenvolvido com suporte na observação de aulas, entrevista semiestruturada e o exame de documentos (currículo Lattes, ementa da disciplina e Projeto Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da IES em contexto). O trabalho de campo foi realizado nos meses de setembro e outubro de 2017 e os dados analisados com base na categorização temática do conteúdo. Os resultados revelaram que, ante o desprestigio do ensino em face o privilégio dado à pesquisa nas instituições de ensino superior, o professor é instigado a se desenvolver de modo autônomo; que as ações de formação das quais tem participado, em sua maioria, focalizam a formação do pesquisador, secundarizam a docência, especializando-o em conteúdos específicos de sua área disciplinar de ensino. Esta tendência, com raras exceções, responde pela fragilidade ou ausência de conhecimentos pedagógicos entre os professores arquitetos bacharéis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Nobrega Saboia Luz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Arquitetura e Urbanismo epla Universida Federal do Ceará (UFC).

Isabel Maria Sabino de Farias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica.

Wilson Nobrega Sabóia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Educação e Gestão Desportiva pela Universidad Americana e Universidade Internacional SEK - Chile. Professor da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, professor de Educação Física. Técnico da Seleção Brasileira Principal de Futsal Feminino.

 

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Luz, C. N. S., Sabino de Farias, I. M., & Sabóia, W. N. (2020). Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS16