Diários visuais e/ou textuais como laboratório de criação de si: movimentos transversais na docência universitária

Autores

  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Regina Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS11

Resumo

Este artigo busca pensar a formação na docência universitária a partir da perspectiva das filosofias da diferença, uma formação que “acontece” em meio aos seus processos e encontros imprevistos, sem uma forma a priori a ser alcançada. Escritos de autores e autoras como Ribetto (2011), Pereira (2010a, 2010b), Loponte (2008, 2014), Hardt (2006) e Corazza (2013) se mostram como ferramentas potentes para pensar desdobramentos a partir dessa perspectiva, ou seja, uma formação que é pensada como um campo vivo e aberto, sempre a se fazer. São articulados também à escrita, três diários visuais e/ou textuais, os quais foram produzidos pelas autoras deste artigo em seus percursos como professoras no contexto da universidade. Assim, busca-se pensar: Como os diários visuais e/ou textuais podem funcionar como laboratório de criação de si na docência universitária? Dessa forma, intentou-se pensar o cenário formativo como um laboratório de experimentação, possibilitando colocar a docência em tensionamento com elementos/alimentos (ROLNIK, 2006) que não necessariamente dizem de docência, mas que funcionam como elementos potentes para produzi-la. A perspectiva cartográfica, enquanto estratégia de investigação processual (DELEUZE; GUATTARI, 1995), impeliu as autoras a investir em linhas transversais (GALLO, 2006; GUATTARI, 2004) junto aos diários visuais e/ou textuais (CARDONETTI; OLIVEIRA, 2015; OLIVEIRA, 2011, 2013, 2014) produzidos em suas experiências educativas. Junto desse movimento de pesquisa pensa-se/opera-se uma formação docente que se dá na singularidade de seu acontecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4 – Educação e Artes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Francieli Regina Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (bolsista PNPD). Mestre e doutora em Educação (UFSM/RS). Licenciada e bacharel em Artes Visuais (UFSM). Membro pesquisador do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Kelling Cardonetti, V., Garlet, F. R., & Oliveira de Oliveira, M. (2021). Diários visuais e/ou textuais como laboratório de criação de si: movimentos transversais na docência universitária. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS11