Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10

Resumo

Este artigo aborda a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino superior com foco nas práticas pedagógicas inovadoras que se configuram no trabalho docente, tendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior com tecnologias digitais da informação e comunicação. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas com 10 docentes de instituições públicas e privadas situadas em diferentes estados brasileiros. Esses sujeitos integram o estudo subsidiado pelo saber da formação, experiências disciplinares e curriculares, através da história oral temática narrada por eles. Neste estudo, foram analisadas as seguintes categorias: concepção de mundo ou cultura digital; encontro com as TDIC; aprendizagem com TDIC; concepções de inovação pedagógica e tecnológica; inovação pedagógica com TDIC. Os resultados apontaram que faz-se necessário o reconhecimento do estudante como protagonista da aprendizagem e ao docente cabe a autoavaliação, reflexões e reconstruções da prática. No contexto da inovação, sugere novas formas de ensinar e aprender, é preciso haver mudança no currículo e a inserção das TDIC na prática pedagógica, aplicadas com intencionalidade. Trata-se de mudança de paradigma que apresenta mais do que a utilização, pois ressalta a importância de (re)significar as práticas já estabelecidas na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odaléa Feitosa Vidal, Universidade de Pernambuco

Doutora  e Mestra em Educação. Especialista em Estratégias Didáticas na educação básica, com uso das TIC. Pedagoga. Professora adjunta no Curso de pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação - PPGE - UPE. Membro integrante do grupo de pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional. Coordena a linha de pesquisa "Currículo, Avaliação e Tecnologia" no Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (GEP - POSDOC - UPE).

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Vidal, O. F., & Mercado, L. P. L. (2020). Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10