Formação de conceitos matemáticos em uma turma de 1º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO04

Resumo

Neste estudo temos como objetivo analisar o processo de apropriação de conceitos matemáticos a fim de compreender como ocorre seu aprendizado em uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Buscamos responder à seguinte inquietação: como ocorre a mediação pedagógica durante o processo de ensino e aprendizagem da Matemática? Para tanto, analisamos um episódio no qual ocorreu a tentativa de ensino da sequência numérica e o traçado dos números. Participaram da pesquisa uma professora e 22 alunos, matriculados no 1º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede privada de uma cidade do norte do Paraná. O estudo caracteriza-se como qualitativo, descritivo e interpretativo, inspirado na abordagem microgenética. Para a coleta de dados utilizamos a observação in loco, a videogravação das aulas e a anotação em diário de campo. Como suporte teórico-metodológico foiutilizadaa teoria histórico-cultural proposta por Vygotsky e Luria, bem como as reflexões sobre a linguagem elaboradas por Bakhtin e Volóchinov. O resultado da observação dinâmica de uma sala de aula nosmostrou o quanto são valiosas as práticas educativas de qualidade para a construção de conceitos, contudo nem sempre os professores estão preparados para realizar as mediações pedagógicas necessárias, visto que o ensino desvinculado da realidade dos alunos não colabora para a formação dos conceitos matemáticos. Nesse sentido, consideramos necessário um maior investimento na formação continuada dos professores a fim de que suas ações possam ser significativas e possibilitem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  

Nathália Fafarão Ruiz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Educação Básica em uma escola da rede particular de ensino de Maringá, PR.

João Luiz Gasparin, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí. Especialista em Métodos e Técnicas do Ensino pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Yaegashi, S. F. R., Ruiz, N. F., & Gasparin, J. L. (2019). Formação de conceitos matemáticos em uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1638–1663. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO04