Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO05

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar os avanços na produção do conhecimento sobre o tema das boas práticas escolares a partir dos estudos promovidos pelo Ministério da Educação do Brasil, apoiados ou não por agências multilaterais, analisando-se as concepções subjacentes, tendências e principais abordagens teóricas existentes, a fim de defender, em termos teóricos, uma aproximação conceitual entre boas práticas escolares e estratégias de melhoria da qualidade da educação básica dentro do campo teórico dos estudos sobre eficácia escolar. Metodologicamente realizou-se um estudo de caráter descritivo-analítico, comparativo, por meio de pesquisa essencialmente bibliográfica, selecionando-se como corpus de análise 10 publicações. Embora sejam reduzidas as indicações de boas práticas sobre clima escolar, as mencionadas foram consideradas essenciais para a melhoria da aprendizagem, na medida em que isso serve de base para o desenvolvimento eficaz tanto de ações de gestão escolar quanto das práticas pedagógicas. Há uma nítida tendência em se abordar boas práticas de gestão escolar, com destaque para a liderança pedagógica do diretor em coordenar a formação continuada dos professores e articular a participação da família nas atividades escolares. As práticas pedagógicas foram fundamentais para as escolas com elevado desempenho, sendo que o compromisso com o ensino e a aprendizagem dos alunos por parte de toda equipe escolar é uma boa prática extremamente relevante nos resultados do desempenho escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivaldo-Cesar Camarotti Martins, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Educação na PUC Campinas, Mestre em Educação pela PUC Campinas, Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar (FABAN), Especialização em Matemática (UNICAMP) e Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia (UNIABEU), Graduação em Ciências com Habilitação em Física - Licenciatura (UNIFEG) e Graduação em Matemática - Licenciatura (FFCL - São José do Rio Pardo). Professor, coordenador de cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização, coordenador do curso de Pedagogia (Licenciatura) e Diretor Administrativo da Faculdade Casa Branca (FACAB). 

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2000), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2008-2009). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Pesquisador do CNPq (Bolsista Produtividade) da área de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Membro do Conselho Científico da ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional (2016-2022). Autor de mais de 70 artigos científicos, 42 livros e/ou capítulos de livros, participou em aproximadamente 100 Bancas de Mestrado e Doutorado. Tem formado mestres e doutores na área de educação na PUC-Campinas e na UTC.  Líder do GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais cadastrado junto ao CNPq/MCT.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Martins, E.-C. C., & Calderón, A.-I. (2019). Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais. Revista Diálogo Educacional, 19(62). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO05