Sobre Dewey, jogos digitais e ensino de História

Autores

  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. http://orcid.org/0000-0002-8844-2043
  • Kauan Pessanha Soares Doutorando Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Estácio de Sá (PPGE / UNESA) Professor I História / Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2532-7881

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO03

Resumo

O artigo associa a filosofia progressista de John Dewey, talvez o mais influente filósofo da educação no século XX, às concepções de jogos digitais e ao processo ensino-aprendizagem da História, considerando o jogo como uma possibilidade para o ensino dos conteúdos curriculares desta disciplina. Dewey defendeu a afinidade de todo conhecimento com o conhecimento prévio e, em termos historicistas, via a disciplina História como um produto do desenvolvimento histórico. Em sua perspectiva, para a compreensão de qualquer porção do conhecimento e sua relação com um indivíduo ou sociedade, deve-se entender sua história e, nesse sentido, considera o currículo organizado como uma história reencenada e cuidadosamente selecionada. Deste modo, os jogos digitais podem contribuir para o ensino dos conteúdos curriculares de História, visto que muitas de suas temáticas envolvem, de forma lúdica, importantes fatos históricos da humanidade, proporcionando o contato e ampliando o interesse pelo conhecimento histórico. Sob o enfoque deweyano, buscando-se integrar a “vida real” com as atividades escolares, discute-se de que modo os jogos digitais podem colaborar para que suas narrativas sejam relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Em síntese, no artigo a perspectiva de Dewey é relacionada às concepções de jogos digitais e ao ensino da História, sendo, o jogo apresentado como uma possibilidade para a aprendizagem da História.

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Biografia do Autor

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Professora do 
Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Estácio de Sá (PPGE / UNESA)
Licenciada em Ciências (UERJ) e em Pedagogia (USU)
Mestrado em Educaçao (PUC-Rio)
Doutorado em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio)
http://lattes.cnpq.br/6986927279922334

Kauan Pessanha Soares, Doutorando Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Estácio de Sá (PPGE / UNESA) Professor I História / Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Doutorando Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Estácio de Sá (PPGE / UNESA)
Mestre em Educação 
Professor I História / Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro
lattes.cnpq.br/3572182804755652

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

Pedrosa, S. M. P. de A., & Soares, K. P. (2019). Sobre Dewey, jogos digitais e ensino de História. Revista Diálogo Educacional, 19(62). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO03