Por uma didática decolonial: aproximações teóricas e elementos categoriais

Autores

  • Alder Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • Waldir Ferreira de ABREU Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO01

Resumo

O presente artigo tematiza a didática, enquanto campo do conhecimento da Pedagogia e como espaço importante de estudo e discussão do pensamento decolonial com vistas a construção de uma didática decolonial. Tem-se como objetivo explicitar elementos teóricos que contribuem com a constituição de uma didática decolonial. Consiste em uma pesquisa bibliográfica. Entre os referenciais teóricos constam autores do pensamento decolonial e da didática crítica intercultural. Abordam-se elementos históricos e conceituais que demarcam o pensamento decolonial, a pedagogia decolonial e a didática crítica intercultural, que possibilitam o desvelar epistemológico de realidades invisibilizadas, de enfrentamento crítico ao paradigma moderno/colonial e as relações de colonialidade formadas nos movimentos hegemônicos mundiais, forjados desde o processo de conquista das Américas. Retoma-se o pensamento de Candau desde a proposta de uma didática fundamental na década de 1980 aos dias atuais, momento em que defende uma didática crítica intercultural. No diálogo com esse percurso, propõe-se a didática decolonial. Conclui-se, entre outros elementos, que uma prática didática decolonial precisa assumir a alteridade como pressuposto ético-político-educativo, sobretudo considerando os sujeitos historicamente marginalizados, oprimidos e subalternizados da sociedade e do sistema educacional, comumente imersos em lógicas opressoras, monoculturalistas e instrumentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alder Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Educação da Campo da UNIFAP. Doutorando em Educação pela UFPA. Coordenador da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, no Amapá. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq), do Grupo de Pesquisa Amazônia Sustentável/UNIFAP/CNPq e Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA/UEAP/CNPq).

Waldir Ferreira de ABREU, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq). Contato: [email protected].

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Dias, A., & ABREU, W. F. de. (2019). Por uma didática decolonial: aproximações teóricas e elementos categoriais. Revista Diálogo Educacional, 19(62). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO01