Massive/Small Open Online Courses (MOOC/ SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA): inovação disruptiva na educação online e aberta

Elena Maria Mallmann

Resumo


O foco é o potencial dos Massive/Small Open Online Courses (MOOC/SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA) para inovação disruptiva na educação online e aberta. Os fundamentos teóricos são os princípios da inovação e a prática das cinco liberdades (reter, reutilizar, readaptar, remixar, redistribuir) no contexto da Web 2.0. Os procedimentos metodológicos do Design-Based Research (DBR) contemplaram análise exploratória e triangulação de dados em ciclos iterativos de planejamento, implementação, avaliação para o redesign no cenário de um SOOC. Os resultados mostram que o trabalho emergente de (co)autoria, como prática das cinco liberdades do conteúdo aberto, incentiva inovação educacional disruptiva quando: a) as situações de aprendizagem flexibilizam processos tradicionais nas universidades; b) recursos e atividades são disponibilizadas com licenças permissivas gerando reutilização, reformulação e recompartilhamento com foco na transformação das práticas cotidianas; c) pode-se encorajar o aprimoramento de Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP); d) expande-se compreensões e percepções dos participantes sobre si mesmos e sobre os demais atores acerca de como as decisões e práticas cotidianas, mediadas pelas tecnologias em rede no contexto da Web 2.0, podem impactar o mundo real e o curso das vidas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS04

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Diálogo Educacional