A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração

Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Monique Isabelle de Sousa Nascimento, Elane Maria de Castro Coutinho, Carlos Eduardo de Oliveira Roncolato

Resumo


O presente estudo objetivou avaliar a formação e as práticas didático-pedagógicas dos docentes bacharéis no curso de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior do Sertão Central do Ceará. Metodologicamente, esta pesquisa constitui-se como qualitativa e descritiva, realizada por meio de estudo de caso. Em sua realização, fez-se uso de questionário estruturado e roteiros de entrevistas semiestruturado e não estruturado. Para a análise dos dados, adotou-se como método a análise de conteúdo de Bardin (2011), que se utiliza de categorias. Os resultados mostram que, em relação ao perfil profissional docente, dos 17 professores entrevistados na pesquisa, a maioria são especialistas e buscam por valorização profissional. No que diz respeito às práticas didático-pedagógicas docentes, identificou-se que os professores procuram alinhar a teoria e a prática por meio de dinâmicas educativas, as quais têm por base o Projeto Pedagógico do Curso de Administração. Verificou-se ainda que estas metodologias consistem em modelos tradicionais de ensino-aprendizagem. No que se relaciona ao processo de recrutamento e seleção docente, constatou-se que o gestor de recursos humanos, o coordenador do curso de administração e o assistente pedagógico valorizam a formação acadêmica, profissional e pedagógica do candidato, e, como incentivos institucionais, tem-se a ajuda de custos para formação lato sensu e stricto sensu e jornadas pedagógicas. Além disso, chega-se à conclusão de que existe uma preocupação da instituição com a forma de se estimular a busca por conhecimento e o desenvolvimento deste em sala de aula, pois ela possui uma política educacional voltada para a formação continuada de seu quadro docente.


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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO02

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