Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia

Autores

  • Maurício Silva Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS07

Palavras-chave:

Ações afirmativas. Cotas raciais. Universidade brasileira. Meritocracia.

Resumo

As ações afirmativas tornaram-se, no atual contexto brasileiro, mais do que uma mera concessão governamental no âmbito de políticas públicas universalistas, mas um imperativo inequivocamente direcionado para sanar distorções historicamente construídas em relação à população brasileira afrodescendente por meio de medidas compensatórias, Uma dessas medidas são as chamadas cotas raciais, discutidas neste artigo a partir do seu relacionamento com o ensino universitário público e da ideologia da meritocracia.

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Publicado

2017-09-27

Como Citar

Silva, M. (2017). Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia. Revista Diálogo Educacional, 17(54), 1207–1221. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS07