Parrhesia filosófica e ação política: Platão e a leitura de Foucault

Autores

  • Cesar Candiotto Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v23i32.1726

Resumo

Em 1983, no curso Le gouvernement de soi et des autres (2008), Foucault lê o pensamento político de Platão a partir do pano de fundo da governamentalidade. Dessa perspectiva, ele privilegia no pensador grego mais a preocupação com o modo conveniente do real exercício do governo do que sua conhecida proposição de uma cidade ideal, de um regime político, de uma constituição. Essa leitura explica a preferência da análise das Cartas de Platão, comparativamente a outros textos maiores, como A República e As leis. Ela também ajuda a compreender por que jamais foi objetivo de Foucault elaborar outra teoria do pensamento político em Platão somente desde o discurso filosófico. Em vez disso, ele preferiu referir tais discursos (logoi) às práticas (pragmata) e às obras (erga) designadas pela coragem de verdade (parrhesia) a partir do conselho filosófico dirigido ao soberano político. Se de um lado Foucault quer mostrar o fracasso de uma parrhesia política protagonizada pelos governantes contemporâneos a Platão, de outro entende que é pelo exame dos limites e possibilidades dos modos de governar da racionalidade política que a filosofia encontra sua realidade.

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Referências

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Publicado

2011-05-08

Como Citar

Candiotto, C. (2011). Parrhesia filosófica e ação política: Platão e a leitura de Foucault. Revista De Filosofia Aurora, 23(32), 31–52. https://doi.org/10.7213/rfa.v23i32.1726

Edição

Seção

Dossiê