Parrhesia filosófica e ação política: Platão e a leitura de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v23i32.1726Abstract
Em 1983, no curso Le gouvernement de soi et des autres (2008), Foucault lê o pensamento político de Platão a partir do pano de fundo da governamentalidade. Dessa perspectiva, ele privilegia no pensador grego mais a preocupação com o modo conveniente do real exercício do governo do que sua conhecida proposição de uma cidade ideal, de um regime político, de uma constituição. Essa leitura explica a preferência da análise das Cartas de Platão, comparativamente a outros textos maiores, como A República e As leis. Ela também ajuda a compreender por que jamais foi objetivo de Foucault elaborar outra teoria do pensamento político em Platão somente desde o discurso filosófico. Em vez disso, ele preferiu referir tais discursos (logoi) às práticas (pragmata) e às obras (erga) designadas pela coragem de verdade (parrhesia) a partir do conselho filosófico dirigido ao soberano político. Se de um lado Foucault quer mostrar o fracasso de uma parrhesia política protagonizada pelos governantes contemporâneos a Platão, de outro entende que é pelo exame dos limites e possibilidades dos modos de governar da racionalidade política que a filosofia encontra sua realidade.Downloads
References
ARISTÓTELES. La politique. Paris: Vrin, 1995. (Coll. Bibliothéque des Textes Philosophiques).
BRISSON, L. Traduction inédite, introduction, notices et notes. In: PLATÃO. Lettres. Paris: GF-Flammarion, 1994 p. 77-88.
DIÒGENE LAËRCE. Vie, doctrines et sentences des philosophes illustres.
Paris: GF-Flammarion, 1965. t. II.
FOUCAULT, M. Discorso e verità nella Grecia antica. Introduzione di Remo Bodei. Roma: Donzelli, 1997. Edizione italiana a cura di Adelina Galeotti.
FOUCAULT, M. L’herméneutique du sujet. Cours au Collège de France, 1981- 1982. Paris: Gallimard; Seuil, 2001.
FOUCAULT, M. Le gouvernement de soi et des autres. Cours au Collège de France, 1982-1983. Paris: Gallimard; Seuil, 2008.
JAFFRO, L. Foucault et le Stoïcisme: sur l’historiographie de L’herméneutique du sujet. In: GROS, F.; LÉVY, C. (Org.). Foucault et la philosophie antique. Paris: Kimé, 2003. p. 51-79.
PLATON. Lettre VII. In: PLATON. Lettres. 3e éd. Traduction inédite et présentation par Luc Brisson. Paris: GF-Flammarion, 1994. p. 133-232.
PLATON. La Republique. 2e éd. corrigée. Traduction et présentation par
Georges Leroux. Paris: GF-Flammarion, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.