A sustentabilidade de produtos e serviços enquanto pré-requisito ao consumo consciente

Autores/as

  • Jailson Souza Araújo PUCPR Faculdade Internacional de Curitiba
  • Karlo Messa Vettorazzi PUCPR Faculdade de Ciências Sociais de Cascavel PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.01.001.AO05

Palabras clave:

Educação ambiental. Direito à informação. Consumo consciente. Sustentabilidade ambiental.

Resumen

A relação entre consumo e meio ambiente é intrínseca, pois tudo o que consumimos, de umaforma ou outra, provêm de recursos naturais ou a partir da utilização destes. O ato de consumiré inerente à natureza humana; consumir é fazer parte da cadeia trófica e consequentementesignifica depender da natureza. Neste sentido, a proliferação de novas tecnologias gera novas formas de trabalho e, em consequência, novas formas de consumo. Esta cadeia,por sua vez, produz mudanças na sociedade, no consumo e na natureza, transformando, porfim, os objetos em bens de consumo e, paralelamente, cria novos problemas ambientais.Assim, os problemas ambientais causados pelo homem decorreram, sobretudo, do modocomo as sociedades se apropriaram, usaram, destinaram e transformaram os recursos naturais.A natureza não deve ser intocável, pois ela nos ajuda a enfrentar os desafios da mudançasocial, para dar às pessoas que vivem em estado de miséria uma condição mais digna. Todavia,isso não pode ser feito sobre bases de “crescimento a qualquer preço”, pois o meio ambienteprecisa ser considerado. Talvez a mais eficiente solução para reversão deste cenário seja aeducação ambiental do consumidor para o exercício do consumo consciente, enquanto agentesocialmente responsável em defesa do desenvolvimento e do crescimento sustentável. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jailson Souza Araújo, PUCPR Faculdade Internacional de Curitiba

 

Karlo Messa Vettorazzi, PUCPR Faculdade de Ciências Sociais de Cascavel PR

 

Citas

BESSA NETTO, F. L. B. Responsabilidade social das empresas: práticas sociais e regulação jurídica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente – MMA. Lei n. 9.795, de 27 de abril

de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Ofi cial [da] República Federativa do Brasil, Ministério do Meio Ambiente, Brasília, DF, 27 de abr. 1999. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=20&idConteudo=967>. Acesso em: 20 jan. 2010.

CHEHEBE, J. R. B. Análise do ciclo de vida do produto. Rio de Janeiro:

Qualitymark, 2002.

INSTITUTO AKATU. Descobrindo o consumidor consciente: uma nova visão da realidade brasileira. Disponível em: <http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/Conclusoes_Akatu .pdf>. Acesso em: 19 jun. 2008.

MILARÉ, É. Direito do ambiente: doutrina, prática, jurisprudência e glossário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

MINISTÉRIO do Meio Ambiente centra esforços no Consumo Sustentável. Disponível em: <http://www.akatu.com.br/central/noticias/2008/ministerio-do-meioambienta-centra-esforcos-no-consumo-sustentavel>. Acesso em: 14 jun. 2008.

PROGRAMA das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Consumers Internacional. Consumo sustentável. 2. ed. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente: IDEC, 1998.

RESPONSABILIDADE Social das empresas: percepção do consumidor brasileiro. Instituto Ethos. Disponível em: <http://www.uniethos.org.br/_Uniethos/Documents/consumidor_2002.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2008.

SODRÉ, M. G. Padrões de consumo e meio ambiente. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 31, p. 25-35, jul./set. 1999.

SPINDOLA, A L S. Consumo sustentável, o alto custo ambiental dos produtos que consumimos. Revista de Direito Ambiental, v. 6, n. 24, p. 200-216, out./ dez. 2001.

VARGAS, L. A. Educação ambiental: a base para uma ação político/transformadora na sociedade. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 15, jul./dez. 2005. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol15/art06.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2009.

Publicado

2010-01-01

Cómo citar

ARAÚJO, J. S.; VETTORAZZI, K. M. A sustentabilidade de produtos e serviços enquanto pré-requisito ao consumo consciente. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 109–126, 2010. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.01.001.AO05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6197. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos