A sustentabilidade de produtos e serviços enquanto pré-requisito ao consumo consciente

Authors

  • Jailson Souza Araújo PUCPR Faculdade Internacional de Curitiba
  • Karlo Messa Vettorazzi PUCPR Faculdade de Ciências Sociais de Cascavel PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.01.001.AO05

Keywords:

Educação ambiental. Direito à informação. Consumo consciente. Sustentabilidade ambiental.

Abstract

A relação entre consumo e meio ambiente é intrínseca, pois tudo o que consumimos, de umaforma ou outra, provêm de recursos naturais ou a partir da utilização destes. O ato de consumiré inerente à natureza humana; consumir é fazer parte da cadeia trófica e consequentementesignifica depender da natureza. Neste sentido, a proliferação de novas tecnologias gera novas formas de trabalho e, em consequência, novas formas de consumo. Esta cadeia,por sua vez, produz mudanças na sociedade, no consumo e na natureza, transformando, porfim, os objetos em bens de consumo e, paralelamente, cria novos problemas ambientais.Assim, os problemas ambientais causados pelo homem decorreram, sobretudo, do modocomo as sociedades se apropriaram, usaram, destinaram e transformaram os recursos naturais.A natureza não deve ser intocável, pois ela nos ajuda a enfrentar os desafios da mudançasocial, para dar às pessoas que vivem em estado de miséria uma condição mais digna. Todavia,isso não pode ser feito sobre bases de “crescimento a qualquer preço”, pois o meio ambienteprecisa ser considerado. Talvez a mais eficiente solução para reversão deste cenário seja aeducação ambiental do consumidor para o exercício do consumo consciente, enquanto agentesocialmente responsável em defesa do desenvolvimento e do crescimento sustentável. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jailson Souza Araújo, PUCPR Faculdade Internacional de Curitiba

 

Karlo Messa Vettorazzi, PUCPR Faculdade de Ciências Sociais de Cascavel PR

 

References

BESSA NETTO, F. L. B. Responsabilidade social das empresas: práticas sociais e regulação jurídica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente – MMA. Lei n. 9.795, de 27 de abril

de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Ofi cial [da] República Federativa do Brasil, Ministério do Meio Ambiente, Brasília, DF, 27 de abr. 1999. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=20&idConteudo=967>. Acesso em: 20 jan. 2010.

CHEHEBE, J. R. B. Análise do ciclo de vida do produto. Rio de Janeiro:

Qualitymark, 2002.

INSTITUTO AKATU. Descobrindo o consumidor consciente: uma nova visão da realidade brasileira. Disponível em: <http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/Conclusoes_Akatu .pdf>. Acesso em: 19 jun. 2008.

MILARÉ, É. Direito do ambiente: doutrina, prática, jurisprudência e glossário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

MINISTÉRIO do Meio Ambiente centra esforços no Consumo Sustentável. Disponível em: <http://www.akatu.com.br/central/noticias/2008/ministerio-do-meioambienta-centra-esforcos-no-consumo-sustentavel>. Acesso em: 14 jun. 2008.

PROGRAMA das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Consumers Internacional. Consumo sustentável. 2. ed. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente: IDEC, 1998.

RESPONSABILIDADE Social das empresas: percepção do consumidor brasileiro. Instituto Ethos. Disponível em: <http://www.uniethos.org.br/_Uniethos/Documents/consumidor_2002.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2008.

SODRÉ, M. G. Padrões de consumo e meio ambiente. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 31, p. 25-35, jul./set. 1999.

SPINDOLA, A L S. Consumo sustentável, o alto custo ambiental dos produtos que consumimos. Revista de Direito Ambiental, v. 6, n. 24, p. 200-216, out./ dez. 2001.

VARGAS, L. A. Educação ambiental: a base para uma ação político/transformadora na sociedade. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 15, jul./dez. 2005. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol15/art06.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2009.

Published

2010-01-01

How to Cite

ARAÚJO, J. S.; VETTORAZZI, K. M. A sustentabilidade de produtos e serviços enquanto pré-requisito ao consumo consciente. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 109–126, 2010. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.01.001.AO05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6197. Acesso em: 23 nov. 2024.