Eficácia do direito ao lazer do professor: elemento para manutenção da ordem econômica brasileira

Autores

  • Marcela Andressa Semeghini Pereira Universidade de Marília – UNIMAR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.06.001.AO03

Palavras-chave:

Professor. Direito ao Lazer. Precarização. Ordem Econômica.

Resumo

Este artigo investigou a precarização do trabalho docente, com foco no ensino superior, abordando a articulação entre tempo de trabalho e tempo de vida dos professores, e a importância deste profissional para a manutenção e desenvolvimento da ordem economica brasileira. Apresentou as relações do tempo de trabalho com o tempo de vida, e a necessidade da eficácia do Direito ao Lazer para garantir a fruição deste momento. Analisou a legislação vigente que ampara o trabalhador, expondo o contido na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho, dando destaque para jornada de trabalho e a utilização do tempo livre. Apresentou a forma de ser do trabalho docente na atualidade, as inovações tecnológicas, organização do trabalho e o modo de gestão. Também foram verificadas as condições existenciais de produção do conhecimento e em que medida o conhecimento tornou-se mercadoria comercializável e geradora de lucro. Investigou-se o modo de organização do tempo disponivel como tempo de vida e lazer dos professores e os impactos das condições objetivas do trabalho docente sobre a saúde e qualidade de vida destes profissionais. Utilizou-se o método dialético e pesquisa bibliográfica, recorrendo ao procedimento dedutivo.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

Semeghini Pereira, M. A. (2015). Eficácia do direito ao lazer do professor: elemento para manutenção da ordem econômica brasileira. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 6(1), 64–87. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.06.001.AO03

Edição

Seção

Artigos