A sustentabilidade de produtos e serviços enquanto pré-requisito ao consumo consciente

Autores

  • Jailson Souza Araújo PUCPR Faculdade Internacional de Curitiba
  • Karlo Messa Vettorazzi PUCPR Faculdade de Ciências Sociais de Cascavel PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.01.001.AO05

Palavras-chave:

Educação ambiental. Direito à informação. Consumo consciente. Sustentabilidade ambiental.

Resumo

A relação entre consumo e meio ambiente é intrínseca, pois tudo o que consumimos, de umaforma ou outra, provêm de recursos naturais ou a partir da utilização destes. O ato de consumiré inerente à natureza humana; consumir é fazer parte da cadeia trófica e consequentementesignifica depender da natureza. Neste sentido, a proliferação de novas tecnologias gera novas formas de trabalho e, em consequência, novas formas de consumo. Esta cadeia,por sua vez, produz mudanças na sociedade, no consumo e na natureza, transformando, porfim, os objetos em bens de consumo e, paralelamente, cria novos problemas ambientais.Assim, os problemas ambientais causados pelo homem decorreram, sobretudo, do modocomo as sociedades se apropriaram, usaram, destinaram e transformaram os recursos naturais.A natureza não deve ser intocável, pois ela nos ajuda a enfrentar os desafios da mudançasocial, para dar às pessoas que vivem em estado de miséria uma condição mais digna. Todavia,isso não pode ser feito sobre bases de “crescimento a qualquer preço”, pois o meio ambienteprecisa ser considerado. Talvez a mais eficiente solução para reversão deste cenário seja aeducação ambiental do consumidor para o exercício do consumo consciente, enquanto agentesocialmente responsável em defesa do desenvolvimento e do crescimento sustentável. 

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Biografia do Autor

Jailson Souza Araújo, PUCPR Faculdade Internacional de Curitiba

 

Karlo Messa Vettorazzi, PUCPR Faculdade de Ciências Sociais de Cascavel PR

 

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

ARAÚJO, J. S.; VETTORAZZI, K. M. A sustentabilidade de produtos e serviços enquanto pré-requisito ao consumo consciente. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 109–126, 2010. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.01.001.AO05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/6197. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos