O que protege o discurso acadêmico? Entre liberdade acadêmica e liberdade de expressão no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v16i2.32353

Palavras-chave:

Liberdade acadêmica; liberdade de expressão; discurso acadêmico; discurso intramuro; discurso extramuro

Resumo

A Constituição Federal de 1988 protege tanto a liberdade acadêmica quanto a liberdade de expressão, mas algumas situações concretas envolvendo a abrangência e os limites do discurso acadêmico tornam tênue o seu campo protetivo em razão da justaposição entre essas duas liberdades. Partindo de um diagnóstico sobre lacunas teóricas e jurisprudenciais em termos de conceituação e critérios de regulação do discurso acadêmico no Brasil, este artigo apresenta definições da liberdade acadêmica, da liberdade de expressão e do discurso acadêmico à luz da Constituição brasileira, além de explorar as três principais teorias de justificação da liberdade de expressão no intuito de verificar qual concepção é compatível com elaboração constitucional brasileira de liberdade acadêmica. Ao final, argumenta-se que ao menos três elementos - local, conteúdo e audiência - devem ser considerados em investigações futuras que explorem possíveis critérios de proteção e regulação do discurso acadêmico no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Romani Sales, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Direito Constitucional na Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil), com período sanduíche na King's College London (KCL). Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC). Pesquisador no Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT), e Associate Fellow da Coalition for Academic Freedom in the Americas (CAFA) e do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

Conrado Hubner Mendes, Universidade de São Paulo (USP)

Professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). Doutor em Direito pela University of Edinburgh (UoE). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Diretor do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT). 

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF UNIVERSITY PROFESSORS (AAUP). 1915 Declaration of Principles on Academic Freedom and Academic Tenure. 1915, disponível em: https://www.aaup.org/NR/rdonlyres/A6520A9D-0A9A-47B3-B550-C006B5B224E7/0/1915Declaration.pdf

AMERICAN ASSOCIATION OF UNIVERSITY PROFESSORS (AAUP). 1940 Statement of Principles on Academic Freedom and Tenure. 1940, disponível em: https://www.aaup.org/report/1940-statement-principles-academic-freedom-and-tenure

BAKER, Edwin. Autonomy and Free Speech. Constitutional Commentary, v.27, n.2, 2010, p. 251-282.

BERNASCONI, Andres. University autonomy and academic freedom: Contrasting Latin American and U.S. perspectives. Higher Education Governance & Policy, vol. 2, n. 1, p. 56-67, jun. 2021.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1996, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRISON, Susan J.. The autonomy defense of free speech. Ethics: The University of Chicago Press, Chicago, v. 108, n. 2, p.312-339, jan. 1998.

BRITO, Adriane S. de; MENDES, Conrado H.; SALES, Fernando R.; AMARAL, Mariana C. S.; BARRETO, Marina S. O caminho da autocracia: estratégias atuais de erosão democrática. 1ª ed., São Paulo: Tinta da China Brasil, 2023.

BUTLER, Judith. Academic Freedom and the Critical Task of the University. Globalizations, v. 14, n. 6, p. 857–861, 2017.

CANOTILHO. J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 6. ed., Coimbra: Almedina, 2002.

COMISIÓN INTERAMERICANA DE DERECHOS HUMANOS. Principios Interamericanos sobre Libertad Académica y Autonomía Universitaria, 2021. Disponível em: https://www.oas.org/es/cidh/informes/pdfs/principios_libertad_academica.pdf

DWORKIN, Ronald. Freedom's Law: The moral reading of the American Constitution. 1ª ed., New York: Oxford University Press, 1996.

DURHAM, Eunice Ribeiro. A autonomia universitária: o princípio constitucional e suas implicações. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES), Universidade de São Paulo, Documento de Trabalho 9/89, 1989.

FINKIN, Matthew W. Intramural Speech, Academic Freedom, and the First Amendment. Texas Law Review, v. 66, n. 7, p. 1323–1350, 1988.

FINKIN, Matthew W.; POST, Robert C. For the Common Good: Principles of American Academic Freedom. 1ª ed., New Haven: Yale University Press, 2011.

LAURENTIIS, Lucas C.; THOMAZINI, Fernanda A. Liberdade de Expressão: Teorias, Fundamentos e Análise de Casos. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 2260-2301, 2020.

LEHER, Roberto. Autonomia universitária e liberdade acadêmica. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p. 208-226, 2009.

LEVIN, Abigail. Pornography, Hate Speech and their challenge to Dworkin. Public Affairs Quarterly, vol. 23, n. 4, p. 357-373, 2009.

MACEDO JUNIOR, Ronaldo P. Freedom of Expression: what lessons should we learn from the US experience? Revista Direito GV, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 274-302, 2017.

MARSHALL, William P. The Truth Justification for Freedom of Speech. In: STONE, A; SCHAUER, F. The Oxford Handbook of Freedom of Speech, Oxford: Oxford University Press, 2020, pp.44-60.

MEIKLEJOHN, Alexander. Free Speech And Its Relation to Self-Government. 1ª ed., New York: Harper & Brothers, 1948.

MILL, John Stuart. On Liberty. New Haven: Yale University Press, 2003.

MILTON, John. Areopagitica. [s.l.]: Independently Published, 2019.

POST, Robert. Academic Freedom and the Constitution. In: AKEEL BILGRAMI, Akeel; COLE, Jonathan. Who’s afraid of Academic Freedom? New York: Columbia University Press, 2015, p.123-152.

POST, Robert. Debating Disciplinarity. Critical Inquiry, Chicago, vol. 35, n. 4, p. 749-770, 2009.

POST, Robert. Democracy, Expertise and Academic Freedom: A First Amendment Jurisprudence for the Modern State. 1ª ed., New Haven: Yale University Press, 2012(a).

POST, Robert. Discipline and Freedom in the Academy. Arkansas Law Review, v.65, n.203, p. 203-216, 2012(b).

POST, Robert. Reconciling Theory and doctrine in First Amendment jurisprudence. California Law Review, Berkeley, vol. 88, n. 6, p. 2353-2374, 2000.

RABBAN, David. A functional analysis of “individual” and “institutional” academic freedom under the First Amendment. Law and Contemporary Problems, Durham, vol. 53, n. 3, p. 227-301, 1990.

RANIERI, Nina B. Stocco. Autonomia universitária: as universidades públicas e a Constituição Federal de 1988. 2ª ed., São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2013.

RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. 1ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

SALES, Fernando Romani. Nomeações de reitores em universidades federais e autonomia universitária. Nexo Políticas Públicas, mar. 2021, disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/linha-do-tempo/2021/03/09/nomeacoes-de-reitores-em-universidades-federais-e-autonomia-universitaria

SARLET, Ingo W.; TRAVINCAS, Amanda C. Thomé. O direito fundamental à liberdade acadêmica – notas em torno de seu âmbito de proteção a ação e a elocução extramuros. Espaço Jurídico Journal of Law, v. 17, n. 2, p. 529-546, ago. 2016.

SCHAUER, Frederick. Free speech and the argument from democracy. Nomos, vol. 25, p. 241-256, 1983.

SHILS, Edward. Do we still need academic freedom? Minerva, v. 32, n. 1, p. 79–98, 1994.

SILVA, Virgílio Afonso da. O proporcional e o razoável. Revista dos Tribunais, São Paulo, vol. 798, p. 23-50, 2002.

SIMPSON, Robert Mark. The Relation between Academic Freedom and Free Speech. Ethics, Chicago, vol. 130, n. 3, p. 287-319, 2020.

SULTANA, Farhana. The false equivalence of academic freedom and free speech: defending academic integrity in the age of white supremacy, colonial nostalgia, and anti-intellectualism. ACME: An International Journal for Critical Geographies, v. 17, n. 2, p. 228–257, 2018.

SUNSTEIN, Cass. Democracy and the problem of free speech. New York: The Free Press, 1993.

TEPKER, Harry F.; HARROZ JR., Joseph. On balancing scales, kaleidoscopes, and the blurred limits of academic freedom. Oklahoma Law Review, Oklahoma, vol. 50, n. 1, p. 1-43, 1997.

TRAVINCAS, Amanda Costa T. A tutela jurídica da liberdade acadêmica no Brasil: a liberdade de ensinar e seus limites. 1ª ed., Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2018.

UITZ, Renata. Academic freedom as a human right? Facing up to the illiberal challenge. [s.n.], 2021.

WHITTINGTON, Keith. Academic Freedom and the Scope of Protections for Extramural Speech. Academe, v. 105, n. 1, 2019. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3294421

WHITTINGTON, Keith. What can professors say on campus? Intramural speech and the First Amendment. [s.n.], 2023(a), disponível em: https://ssrn.com/abstract=4551168

WHITTINGTON, Keith. What can professors say in public? Extramural Speech and the First Amendment. Case Western Reserve Law Review, v. 73, n. 4, p. 1121, 2023(b).

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

SALES, Fernando Romani; MENDES, Conrado Hubner. O que protege o discurso acadêmico? Entre liberdade acadêmica e liberdade de expressão no Brasil. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 16, n. 2, p. e504, 2025. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v16i2.32353. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/32353. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê