MODIFICANDO A ATUAÇÃO DOCENTE UTILIZANDO A COLABORAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i8.6605Résumé
Este artigo descreve a necessidade de se inovar a prática pedagógica em salas de aula com base principalmente no uso da metodologia tradicional, predominante no ensino de disciplinas de graduação. Focaliza a aprendizagem colaborativa como uma alternativa metodológica centrada no aprendiz para se modificar a atuação docente. Apresenta algumas possibilidades de atuação colaborativa na educação superior, alguns dos princípios educacionais da colaboração e como novos ambientes de ensino-aprendizagem se diferenciam daqueles utilizados no passado.Téléchargements
Références
ALCÂNTARA, Paulo R. Tecnologia multimídia na educação regular e especial. Revista Educação e Tecnologia, Curitiba, ano 2, n. 4, p. 111-131, 1999.
ALCANTARA, Paulo R; BEHRENS, Marilda A.; CARVALHO, Ronaldo G. CDROM do Projeto PACTO: Pesquisa em aprendizagem colaborativa com tecnologias interativas (1999-2000). Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2001.
ANASTASIOU, Lea G. C. Metodologia do ensino superior. Curitiba: IBPEX Autores Associados, 1998.
BEHRENS, Marilda A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: NOVAS Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
BEHRENS, Marilda A.; ALCANTARA, Paulo R.; VIENS, Jacques. Projeto PACTO (1999-2000): Implementação de uma metodologia inovadora no ensino superior na PUCPR. Colabora: Revista Digital da Cva Ricesu, Santos, v. 1, n. 2, p. 20-56, 2001. Disponível em: http://www.ricesu.com.br/colabora/n2/index1.htm Acessado em 13.09.2002.
BRUFFEE, Kenneth A. Collaborative learning. Higher education, interdependence, and the authority of knowledge. 2nd ed. . Baltimore: Johns Hopkins, 1999.
COLLINS, A. The role of computer technology in restructuring schools. Phi Delta Kappa, v. 73, n. 1, p. 28-36, 1991.
FREEMAN, Mike. Teaching stories: MathExcel: Calculus among friends. National Institute for Science Education (NISE), University of Wisconsin-Madison. Disponível em: http://www.wcer.wisc.edu/nise/cl1/cl/story/freemanm/ TSMFA.htm Acessado em: 14.04.2003.
GOODSELL, A., MAHER, M., & TINTO, V. Collaborative learning: A sourcebook for higher education. University Park, PA: National Center on Postsecondary Teaching, Learning, & Assessment, 1992.
JOHNSON, D. W., JOHNSON, R. T., & SMITH, K. A. Academic conflict among students: Controversy and learning. In: R. S. Feldman (Ed.). The social psychology of education: Current research and theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. p. 199-231.
JOHNSON, D. W., JOHNSON, R. T., & SMITH, K. A. Active learning: Cooperation in the college classroom. Edina, MN: Interaction , 1991.
KADEL, S., & KEEHNER, J. A. Collaborative learning: A sourcebook for higher education. In: Parsley, K. (Ed.). _____ . University Park, PA: National Center on Postsecondary Teaching, Learning, & Assessment, 1994. v. 2.
LINHARES, Célia F.S. Política do conhecimento e conhecimento da política na escola: perspectivas para a formação de professores. Educação e Sociedade, n. 50, p.170-190, Abr. 1995.
MASETTO, Marcos. Curso para formação de professores da FEI. Disponível em: http://www.escoladavida.eng.br/anotacaopu/masetto_1.htm Acessado em 23.04.2002.
MIDDLECAMP, Cathy. Teaching stories: Students speak out on collaborative learning. National Institute for Science Education (NISE), University of WisconsinMadison. Disponível em: http://www.wcer.wisc.edu/nise/cl1/cl/story/middlecc/ TSCMA.htm Acessado em: 14.04.2003.
OLIVEIRA, Marta Khol. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. In: Piaget; Vygotsky. Novas contribuições para o debate. 3. ed. São Paulo: Àtica, 1996.
OVERBAUGH, Richard. Undergraduate education majors’ discourse on an electronic mailing list. Journal of Research on Technology in Education. Eugene, OR., v.35, n. 1, p.117-138, Fall, 2002.
SMITH, K. A. Cooperative learning groups. In S. F. Schomberg (Ed.). Strategies for active teaching and learning in university classrooms. Minneapolis, MN: University of Minnesota, 1986. p. 18-26.
SPRINGER, Leonard, STANNE, Mary Elizabeth, & DONOVAN, Samuel. Effects of cooperative learning on academic achievement among undergraduates in science, mathematics, engineering, and technology: A meta-analysis (Unpublished Report). Madison, WI: University of WisconsinMadison and National Center for Improving Science Education, The National Institute for Science Education, April 1997.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.