Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”

Autores

  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
  • Nayara Ferreira de Moura Barbosa PPGE/UFOP. Mariana, MG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7202

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional. 

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

Lima Jardilino, J. R., & Ferreira de Moura Barbosa, N. (2012). Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 763–781. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7202