Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS01

Résumé

Este artigo trata de examinar alguns dilemas (in)visíveis à formação para a docência em licenciaturas, tais como: baixa adesão de estudantes e egressos à carreira docente; a formação para a docência nos cursos de licenciatura concebida e realizada, muitas vezes, como uma atividade secundária; e, por fim, a formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura centrada, amiúde, na ação docente “individual” em detrimento de um contexto de trabalho coletivo. Por meio de um exame dialógico, nosso objetivo é problematizar o caráter dos cursos de licenciatura como espaços para a formação docente. Ao final, conclui-se que a formação para a docência exige uma fase da mobilização dos estudantes para a formação e a profissão docente.

 

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Bibliographies de l'auteur

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV

Professor Adjunto  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV -Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Por mais de 10 anos trabalhou em escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Ceará, como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Médio e Curso Normal/Antigo magistério). Atuou como Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino/Secretaria de Educação de Ipueiras/CE e em cursos de Pedagogia, demais licenciaturas e em cursos de Pós-Graduação lato-sensu em diferentes Instituições de Ensino Superior. Atuou, ainda, como professor formador em Programas de Formação de professores, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UVA); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC). Atualmente integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE -UFC) e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba. País —

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Coordenador do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba. 

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, no Núcleo de Pesquisa Didática, Saberes Docentes e Prática Pedagógica. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Linha de Pesquisa: Educação Currículo e Ensino, Eixo: Formação de Professores. Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor Assistente, nível D, do Setor de Estudos Metodologia e Pesquisa em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Coordenador do Grupo de Estudos Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) e do Projeto de Extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE) e NEDIMPE - TEATRO COM FANTOCHES. Foi professor da Educação Básica e docente substituto do setor de Teoria e Prática da UECE. Escreve mensalmente artigos de opinião para a coluna de Educação do jornal da Diocese de Itapipoca, que circula impresso no Estado do Ceará, com mala direta para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, o qual tem publicação também on-line. Participa do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE), da Universidade Federal do Ceará, do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. https://orcid.org/0000-0002-8685-9857

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Publiée

2020-06-29

Comment citer

Araújo, O. H. A., Fortunato, I., & Castro, F. M. F. M. (2020). Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS01