Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal

Autores

  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
  • Judilma Aline Silva Faculdade Machado Sobrinho
  • Maria Manuela Franco Esteves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS01

Resumo

Em meio ao cenário contemporâneo que exige que os processos formativos para/com as docências no Ensino Superior se dêem numa interface com a cultura digital, o presente artigo apresenta pesquisas que tensionam as formas com que as Instituições públicas de Ensino Superior, em Portugal e no Brasil, têm produzido ações convergentes com tais demandas. O texto apresenta ideias basilares para a discussão dos dados, como Educação Aberta, Cibercultura, docência no Ensino Superior, e traz recortes de pesquisas realizadas pelas autoras, respectivamente, em níveis de pós-doutorado (em Portugal) e de doutorado (no Brasil). Os dados produzidos nas pesquisas evidenciam avanços nos processos de formação continuada para a docência no Ensino Superior (ES), entretanto eles ainda são desenvolvidos de modo pouco conexo com a composição de uma cultura mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), e as ações formativas, com poucas exceções, se distanciam das potencialidades trazidas pela cibercultura como aquela que traz dispositivos, interfaces e relações fomentadoras de aprendizagens convergentes com os estudantes e os docentes do século XXI.

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Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT; Professora Associada - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Faculdade de Educação/PPGE/PPGP-UFJF

Judilma Aline Silva, Faculdade Machado Sobrinho

Doutoranda em Educação Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Faculdade de Educação/PPGE; Professora da Faculdade Machado Sobrinho

Maria Manuela Franco Esteves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora em Educação em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

Bruno, A. R., Silva, J. A., & Franco Esteves, M. M. (2018). Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional, 18(56), 12–35. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS01