MULHERES MISSIONÁRIAS METODISTAS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL, DE 1880 A 1920: A EDUCAÇÃO DA ELITE REPUBLICANA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7343Resumen
O sonho de um pequeno grupo de mulheres missionárias norte-americanas no Brasil foi de conquistar a elite e exercer influência sobre a reconstrução da cultura nacional. Dessa maneira, as mulheres metodistas optaram pela utilização da educação enquanto instrumento estratégico para conquistar uma posição que lhes permitisse influenciar a política pública do ensino e os destinos do país. Para enfocar as intervenções educativas das mulheres metodistas de origem norte-americana no Brasil, propomos neste texto analisar de maneira crítica, à luz de documentos e de fontes secundárias, o movimento metodista na sua origem inglesa e nos Estados Unidos, quando esse movimento tornou-se igreja e sua influência sobre a formação do “american way of life”; analisaremos, também, sua chegada no Brasil e o papel que as mulheres metodistas exerceram sobre a educação, enquanto grupo minoritário.Descargas
Citas
A REPÚBLICA. São Paulo, SP: Typographia da República, 1871.
ANDERSON, S. T; ALLI. Thougths on mission: or an essay setting forth the principles, facts, and obligations of Christians missions. Nashville: Methodist Publishing House, 1874.
ANNUAL REPORT of the Brazil Mission. In: CONFERENCE OF THE METHODIST CHURCH, South. Nashville: Methodist Publishing House, 1901.
AZEVEDO, F. A cultura brasileira. São Paulo, SP: Melhoramentos, 1971.
AZZI, R. A crise da cristandade e projeto liberal. São Paulo, SP: Paulinas, 1991.
ANDEIRA, M. Presença dos Estados Unidos no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1981.
BENNET, J. Copy of the minutes of the conference of 1744, 1745, 1747 and 1748; with Wesley’s copy those for 1746. London: Wesley Historical Society, 1744-1748.
PIETTE, M. La reaction wesleyenne dans l’évolution protestante. Bruxelas: Albert Dewit, 1961.
PIO IX. Quanta cura/Syllabus. Petrópolis: Vozes, 1951.
RANSOM, J. J. Annual Report of the Brazil mission conference oh the Methodist Episcopal Church, South. Nashville: Methodist Publishing House, 1876-1930.
RANSOM, J. J. Expositor Cristão. São Paulo, SP: Metodista, 9 jul.1892.
REILY, A. D. Metodismo brasileiro e wesleyano. São Paulo, SP: 1996.
REVISTA COGEIME. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 2002.
ROOSEVELT, Th.D. Speech by president at general conference of the methodist episcopal church. Daily Christian Advocate, Nashville, 19 jun. 1908.
SALLES, J. A. Almanack litterario de São Paulo. São Paulo, SP: Typographia da Província de São Paulo, 1879.
SEMMEL, B. The methodist revolution. New York: Barc, 1973.
SODRÉ, N. W. Formação histórica do Brasil. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1998.
SOUZA, A F. de P. Almanck litterario de São Paulo. São Paulo,SP: Typographia da Província de São Paulo, 1878.
STEVENS, A. The century of american methodism. New York: Carlton & Porter, 1866.
TUCKER, H.C. The Bible in Brazil. New York: Fleming H. Revell, 1902.
WESLEY, J. Letters of John Wesley. London: Epworth, 1931.
_____. The Complete works of John Wesley. London: Epworth, 1931.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.