MULHERES MISSIONÁRIAS METODISTAS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL, DE 1880 A 1920: A EDUCAÇÃO DA ELITE REPUBLICANA

Autores/as

  • Peri Peri Mesquida
  • Luciana Tavares.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7343

Resumen

O sonho de um pequeno grupo de mulheres missionárias norte-americanas no Brasil foi de conquistar a elite e exercer influência sobre a reconstrução da cultura nacional. Dessa maneira, as mulheres metodistas optaram pela utilização da educação enquanto instrumento estratégico para conquistar uma posição que lhes permitisse influenciar a política pública do ensino e os destinos do país. Para enfocar as intervenções educativas das mulheres metodistas de origem norte-americana no Brasil, propomos neste texto analisar de maneira crítica, à luz de documentos e de fontes secundárias, o movimento metodista na sua origem inglesa e nos Estados Unidos, quando esse movimento tornou-se igreja e sua influência sobre a formação do “american way of life”; analisaremos, também, sua chegada no Brasil e o papel que as mulheres metodistas exerceram sobre a educação, enquanto grupo minoritário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

A REPÚBLICA. São Paulo, SP: Typographia da República, 1871.

ANDERSON, S. T; ALLI. Thougths on mission: or an essay setting forth the principles, facts, and obligations of Christians missions. Nashville: Methodist Publishing House, 1874.

ANNUAL REPORT of the Brazil Mission. In: CONFERENCE OF THE METHODIST CHURCH, South. Nashville: Methodist Publishing House, 1901.

AZEVEDO, F. A cultura brasileira. São Paulo, SP: Melhoramentos, 1971.

AZZI, R. A crise da cristandade e projeto liberal. São Paulo, SP: Paulinas, 1991.

ANDEIRA, M. Presença dos Estados Unidos no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1981.

BENNET, J. Copy of the minutes of the conference of 1744, 1745, 1747 and 1748; with Wesley’s copy those for 1746. London: Wesley Historical Society, 1744-1748.

PIETTE, M. La reaction wesleyenne dans l’évolution protestante. Bruxelas: Albert Dewit, 1961.

PIO IX. Quanta cura/Syllabus. Petrópolis: Vozes, 1951.

RANSOM, J. J. Annual Report of the Brazil mission conference oh the Methodist Episcopal Church, South. Nashville: Methodist Publishing House, 1876-1930.

RANSOM, J. J. Expositor Cristão. São Paulo, SP: Metodista, 9 jul.1892.

REILY, A. D. Metodismo brasileiro e wesleyano. São Paulo, SP: 1996.

REVISTA COGEIME. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 2002.

ROOSEVELT, Th.D. Speech by president at general conference of the methodist episcopal church. Daily Christian Advocate, Nashville, 19 jun. 1908.

SALLES, J. A. Almanack litterario de São Paulo. São Paulo, SP: Typographia da Província de São Paulo, 1879.

SEMMEL, B. The methodist revolution. New York: Barc, 1973.

SODRÉ, N. W. Formação histórica do Brasil. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1998.

SOUZA, A F. de P. Almanck litterario de São Paulo. São Paulo,SP: Typographia da Província de São Paulo, 1878.

STEVENS, A. The century of american methodism. New York: Carlton & Porter, 1866.

TUCKER, H.C. The Bible in Brazil. New York: Fleming H. Revell, 1902.

WESLEY, J. Letters of John Wesley. London: Epworth, 1931.

_____. The Complete works of John Wesley. London: Epworth, 1931.

Publicado

2005-07-17

Cómo citar

Peri Mesquida, P., & Tavares., L. (2005). MULHERES MISSIONÁRIAS METODISTAS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL, DE 1880 A 1920: A EDUCAÇÃO DA ELITE REPUBLICANA. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 65–78. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7343