Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7207Resumen
Este artigo discute a produção acadêmica sobre formação de professores para a educação profissional sob a perspectiva da formação de professores em geral, apontando a urgente necessidade do tema, posto que essa modalidade encontra-se como um permanente desafio social. A partir das publicações disponíveis no site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), faz-se uma discussão sobre as publicações de
formação docente. À luz da perspectiva materialista, observa-se a quase inexistência dessa temática em pesquisas e publicações, compreendendo-se que isso se dá a partir da indefinição de políticas de formação para esses docentes.
Descargas
Citas
ANDRADE, R. R. M. de. Pesquisas sobre formação de professores: uma comparação entre os anos 1990 e 2000. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu, MG. Anais... Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, São Paulo: ANPED, 2007.
ANDRÉ, M.; ANDRADE, R. R. M. de. Uma década de pesquisas sobre formação de professores. In: COLÓQUIO DA AFIRSE, 14., 2006, Lisboa. Anais... Lisboa: AFIRSE, 2006.
ANDRÉ, M.; ROMANOWSKI, J. P. O tema formação de professores nas dissertações e teses (1990-1996). In: ANDRÉ, M. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC, 2002. p. 17-156.
BRASIL. Ministério da educação. Sistema Educacional Brasileiro: ensino técnico e profissional. 2010. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/sistema-educacional-brasileiro/ensino-tecnico-1>. Acesso em: 3 nov. 2010.
BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos de GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 82-100, set./dez. 2000.
BRZEZINSKI, I. Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/ Anped: travessia histórica. Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 71-94, ago./dez. 2009.
CALDAS, A. R. Desistência e resistência no trabalho docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
CALDAS, A. R.; KUENZER, A. Z. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: SIMPÓSIO TRABALHO E EDUCAÇÃO, 4., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: NETE; FaE; Ed. UFMG, ago. 2007. CD-ROM.
CARVALHO, J. M. O não lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 96-107, jan./abr. 2005.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Comunicado n. 65. PNAD 2009 - primeiras análises: investigando a chefia feminina de família. nov. 2010. Disponível em: <http://www.generoracaetnia.org.br/publicacoes/IPEA.pdf>. Acesso
em: 17 jul. 2012.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Comunicado n. 40. Mulher e trabalho: avanços e continuidades. mar. 2010. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/100308_comunicadoipea40.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2012.
DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 35-40, set./dez. 2001.
DUARTE, N. A contradição entre a universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 607- 618, 2006.
FRANCO, M. C. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em Debate, v. 8, p. 41-66, mar. 2008.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 8, p. 58- 71, maio/ago. 1998.
KUENZER, A. Z. Pedagogia da fábrica. São Paulo: Cortez, 1986.
KUENZER, A. Z. Educação profissional: categorias para uma nova pedagogia do trabalho. Boletim Técnico do Senac, v. 25, n. 2, maio/ago. 1999.
KUENZER, A. Z. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, v. 21, n. 70, abr. 2000.
KUENZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. p. 92-95.
KUENZER, A. Z. As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações. Educar em Revista, n. esp., p. 43-69, 2003.
KUENZER, A. Z. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, 2006.
KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em Debate, v. 8, p. 19-40, 2008.
KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15., 2010, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: Ed. UFMG, 20 a 23 abr. 2010.
LELIS, I. Profissão docente: uma rede de histórias. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 40-49, maio/ago. 2001.
LIMA, E. F. et al. Análise crítica dos trabalhos apresentados no GT 8 no período 1999-2003. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Caxambu, MG. Anais... São Paulo: ANPED, 2003.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008a.
MACHADO, L. R. S. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em Debate, v. 8, p. 67-82, mar. 2008b.
MANZANO, C. S. A formação de professores na Revista Brasileira de Educação (1995-2005): uma breve análise. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu, MG. Anais... São Paulo: ANPED, 2008.
MELO, A. de. Educação básica e formação profissional na visão dos empresários brasileiros. Educação & Sociedade, v. 30, n. 108, p. 893-914, out. 2009.
MENEZES, L. C. de. Trabalho e visão de mundo: ciência e tecnologia na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 7, p. 75-81, jan./abr. 1998.
MONTE, N. L. E agora, cara pálida? Educação e povos indígenas, 500 anos depois. Revista Brasileira de Educação, n. 15, p. 118-133, set./dez. 2000.
MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção do conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, 2008.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 50-61, jan./abr. 2005.
MUSATTI, T. Programas educacionais para a pequena infância na Itália. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 66-77, set./dez. 2003.
PRETTO, N. de L. Formação de professores exige rede. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 121-131, maio/ago. 2002.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143- 155, jan./abr. 2009.
SILVA JUNIOR, J. dos R. Reformas do Estado e da educação e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricas. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 78-94, set./dez. 2003.
SILVA, M. da. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, n. 29, p. 152-163, maio/ago. 2005.
SOARES, K. C. D. Trabalho docente e conhecimento. 2008. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SOUSA, C. P. et al. Memória e autobiografia: formação de mulheres e formação de professoras. Revista Brasileira de Educação, n. 2, p. 61-76, maio/ago. 1996.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000.
VALENTE, A. L. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 62-76, jan./abr. 2005.
VARGAS, S. M. de. Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 95-106, set./dez. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.